DEIXE-ME PARTIR
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: DEIXE-ME PARTIR
EDITORA: PETIT
AUTOR ENCARNADO: TÂNIA FERNANDES DE CARVALHO
– TEMÁTICA CENTRAL:
Sabendo que a morte continua sendo uma realidade diária e, queiramos ou não, precisa ser encarada com o respeito e os cuidados necessários, traz o livro a proposta de auxiliar as pessoas enlutadas a enfrentar o desfecho da vida humana: a morte e suas consequências para os que ficam. “O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, pois fala de forma direta e objetiva. Ele ergue o véu deixado propositalmente em alguns mistérios. Vem, enfim, trazer consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, dando uma causa justa e um objetivo útil para todas as dores.” Allan Kardec, ESE cap. 6 – Cristo Consolador.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
Apresenta capítulos curtos e informativos explicitando temas, à luz da Doutrina Espírita, como o que significa o luto; o que podemos fazer pelos que partiram; quando é hora de levar o enlutado ao médico; aceitação e entrega; doações dos bens do falecido; quando a criança é a enlutada,;o porquê das mortes prematuras; estamos preparados para deixar este mundo? Vários temas que precisam ser compreendidos com a naturalidade necessária já que a morte é a nossa única certeza dessa vida. Temas, que não deveriam ser colocados debaixo do alqueire, mas no velador. O nascimento é sempre uma festa, onde todos os familiares participam dos processos de preparação para este novo ser que aporta ao plano material. Mas, a preparação para a morte é tratada com medo e receio, como se fechando os olhos a essa realidade e batendo três vezes na madeira pudessem ser suficientes para nos apartarmos desse ainda, difícil momento. Essa situação seria mais fácil se fosse um assunto discutível em família, não em tom sussurrante, solene, como algo sagrado e proibido. A pergunta que fica é – E você, está pensando na sua morte? Está preparado para deixar este mundo? Temáticas do livro a serem abordados com os olhos da razão. “Eu sou o caminho, a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que estiver morto viverá.”
– PONTOS MAIS RELEVANTES:
Os cinco estágios da dor que o enlutado vive é um dos temas importantes, abordados no livro, dividindo em cinco momentos o luto de quem o sofre, sendo: “Negação e isolamento”: como mecanismos de defesa temporários contra a dor psíquica diante da morte. “Raiva”; a dor psíquica ao enfrentar a morte se manifesta por atitudes agressivas e de revolta e até com Deus que levou o ser amado. “Barganha (Negociação)”; negociar é uma forma desesperada para conseguirmos que as coisas aconteçam como queremos. A barganha é feita com Deus e nos impede de enfrentar a realidade sendo uma forma de negação. “Depressão”; negar não adiantou, agredir e se revoltar também não, fazer barganhas não resolveu. Surge então um sentimento de grande perda. É o sofrimento e dor psíquica de quem percebe a realidade nua e crua, como ela é realmente, é a consciência plena de que se nasce e morre sozinho. Ao chegar aqui, o enlutado deve buscar ajuda de psicólogos. “Aceitação”; aceita que não pode mudar a dura realidade, a pessoa não irá voltar. Chega a um acordo com a realidade, e isso traz serenidade e paz. Portanto, o luto tem começo, meio e fim. Questão 936 do Livro dos Espíritos nos alerta: “Como as dores inconsoláveis dos encarnados afetam os Espíritos que partiram? O Espírito é sensível à lembrança e aos lamentos daquele que amou, mas uma dor incessante e irracional o afeta dolorosamente, porque vê nessa dor excessiva uma falta de fé no futuro e confiança em Deus e um obstáculo ao adiantamento dos que o choram e, talvez, reencontro entre todos.” Falar de mortes para as crianças é outro tema relevante e importante levando em conta a faixa etária de como deve ser a abordagem, dando dicas para ajudar a crianças que perdem um ente querido, o nosso comportamento diante dela, a relação da morte com Deus. Fica a mensagem de quem perdeu um ente querido – precisa de atenção, carinho e muito amor, e isso podemos oferecer.
– SOBRE O AUTOR
Funcionária pública aposentada, com mais de quinze anos advogando na área trabalhista e de família. Desde 2005 faz parte dos trabalhos de acolhimento a enlutados “Encontro Amigo” e desde 2008 está à frente da Comunidade Terapêutica Paz e Amor em Jesus, que atende dependentes químicos. Nessa mesma instituição dirige Curso de Médiuns, Trabalho de Aprendizes do Evangelho e Curso de Passes e Vibrações. Espírita de berço nasceu em Tupã/SP. Parece ser o seu primeiro livro.
A qualquer leitor, desejoso de aprofundar um pouco mais sobre o tema, seja espírita ou não.