O MÉDICO JESUS
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: O MÉDICO JESUS
EDITORA: INTELÍTERA
AUTOR ENCARNADO: JOSÉ CARLOS DE LUCCA
– TEMÁTICA CENTRAL:
Alcançar a saúde integral com a renovação de antigos hábitos, comportamentos e posturas viciantes diante das circunstâncias, que a vida impõe a todos como normas de conduta e aprendizado, é a proposta do autor, que busca no medicamento milenar, à disposição da humanidade, a profilaxia presente no Evangelho sob as diretrizes do médico Jesus.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
O autor conduz o leitor a reflexionar, quando visitado pela doença, a não pensar que está sendo punido por Deus, mas enxergar a doença como sua professora de aperfeiçoamento espiritual, que veio lhe salvar de um caminho perigoso em que se conduzia e que o levava à beira do precipício.
Para encontrar a cura é preciso muito mais do que remédios, dietas, cirurgias. É preciso olhar para dentro de si mesmo e descobrir o motivo pelo qual precisou adoecer. A doença apenas mostra as carências da alma. Jesus prescreveu o conhecimento da verdade como caminho para libertação.
A raiva, frustração, mágoa, ressentimento, culpa e autodesprezo são sentimentos negativos que intoxicam o corpo espiritual e alcançam o físico na forma de doenças de variadas espécies. E, descobrir o amor em suas múltiplas formas é o elixir capaz de restaurar a saúde espiritual.
– ALGUNS PONTOS RELEVANTES:
Muitos buscam a saúde para serem felizes, informa o autor. Estamos andando na contramão. Busquemos primeiramente a felicidade e a saúde virá por consequência. Esse é o roteiro proposto por Jesus ao nos ensinar que deveríamos em primeiro lugar buscar o reino de Deus, porque tudo o mais nos seria acrescentado. O ser humano é feliz quando ele coloca alegria em tudo aquilo que faz. E a alegria é um dos melhores tônicos para a saúde. A saúde é filha da felicidade, é consequência e não causa, é fruto e não árvore.
O medo é um fator prejudicial ao nosso equilíbrio psíquico, em nada cooperando para a recuperação da saúde, quando não agravando as enfermidades.
As células do nosso organismo se alimentam do mesmo teor dos nossos pensamentos. Tudo o que se passa na mente se passa no corpo. Você não é apenas o que come, é também o que pensa. Selecione seus pensamentos tanto quanto você seleciona os alimentos que leva a boca. Os bons pensamentos geram boas sensações corporais, e isto quer dizer que o corpo aprovou nosso modo de pensar. A sensação corporal é um excelente termômetro para medir a qualidade do nosso pensar. Jogue, imediatamente, fora todo e qualquer pensamento que lhe traga sensações físicas desagradáveis como aperto no peito, na garganta, tensão muscular, dor de cabeça.
Como nos informa Emmanuel – “Socorre a ti mesmo” no livro Pão Nosso – cap. 51
“Cura a catarata e a conjuntivite, mas corrige a visão espiritual de teus olhos. Defende-te contra a surdez, entretanto, retifica o teu modo de registrar as vozes e solicitações variadas que te procuram.
Medica a arritmia e a dispneia, contudo, não entregues o coração à impulsividade arrasadora.
Combate a neurastenia e o esgotamento, no entanto, cuida de reajustar as emoções e tendências.
Persegue a gastralgia, mas educa teus apetites à mesa.
Melhora as condições do sangue, todavia, não o sobrecarregues com os resíduos de prazeres
inferiores.
Guerreia a hepatite, entretanto, livra o fígado dos excessos em que te comprazes.
Remove os perigos da uremia, contudo, não sufoques os rins com os venenos de taças brilhantes.
Desloca o reumatismo dos membros, reparando, porém, o que fazes com teus pés, braços e mãos.
Sana os desacertos cerebrais que te ameaçam, todavia, aprende a guardar a mente no idealismo
superior e nos atos nobres.
Consagra-te à própria cura, mas não esqueças a pregação do Reino Divino aos teus órgãos. Eles
são vivos e educáveis. Sem que teu pensamento se purifique e sem que a tua vontade comande o
barco do organismo para o bem, a intervenção dos remédios humanos não passará de medida em
trânsito para a inutilidade.”
– SOBRE O AUTOR
Juiz de Direito, orador e escritor espírita, integrante do Grupo Espírita Esperança em São Paulo. Apresenta programas semanais na rádio Vibe Mundial, rádio Rio de Janeiro e Web Rádio Fraternidade. Autor de 24 livros já publicados. Realizou mais de 3500 palestras presenciais e virtuais abordando temas ligados ao desenvolvimento espiritual.
Aos leitores que desejam compreender as doenças, os seus reflexos e as suas consequências à luz do Evangelho.