PEDAGOGIA DA VIRTUDE
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: PEDAGOGIA DA VIRTUDE
EDITORA: HORIZONTES DA MENTE
AUTOR ENCARNADO: RICARDO WARDIL
– TEMÁTICA CENTRAL:
Educar para libertar é a viagem que o autor convida o leitor a realizar. No mundo de hoje conturbado pelo consumismo, onde aflora a ansiedade, a depressão, a automedicação busca o autor apresentar ideias para eliminar tensões e diferenças, aproveitando os conflitos para acolher e trabalhar os sentimentos de cada um. Define o papel dos pais na construção da autoridade, em uma relação de confiança com os filhos. A importância de conhecer a nossa natureza e a dos outros para que se promova uma educação saudável.
Como diz o autor: Neste livro vamos tentar reconhecer ferramentas para tornar, nas palavras de Jesus – “O jugo suave e o fardo leve.”
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
Quem são os personagens que se identificam com a proposta de educadores no seio da família? Como se constituiu a dinâmica familiar ao longo do tempo? Como lidar com o Divino e a família? Aonde queremos chegar, qual o planejamento? A visão panorâmica da sociedade atual.
O autor vai criando paisagens de entendimento no caminho do leitor que se coloca na posição de pai ou mãe, com a responsabilidade de administrar sentimentos e com o dever de criar e nutrir bons momentos que alimentem a alma de afetividade, de valorização, mas para isso é preciso mergulhar no imaginário infantil.
O tempo todo lidamos com seres que têm uma história, uma memória e uma maneira pessoal de interpretar os fenômenos da vida conforme suas experiências e precisamos aprender a respeitar isso para seguirmos juntos, se tivermos o coração aberto.
– ALGUNS PONTOS RELEVANTES:
“O sucesso exterior torna-se a medida de avaliação e o novo anseio a ser conquistado através do consumo. O objetivo é ter o que os bem sucedidos possuem. Não sendo viável a aquisição do
autêntico, a pirataria incumbe-se de imitar e aproximar as classes.”
“Uma televisão em cada quarto, um vídeo para o filho e está tudo resolvido. Cada um fica entretido no seu canto e não aborrece o outro e o lar se transforma num parque de diversões individualista.”
“Antigamente, os tocos de madeira transformavam-se em castelos, em fazendas enfeitadas de cavaleiros e bois em miniatura. Objetos simples privilegiam a imaginação, que se incumbia de criar ao infinito, não permitindo ao tédio tomar conta. No entanto, tocos de madeira não dão lucro. O dragão capitalista cria objetos cheios de recursos que substituem a função da imaginação. Está decretado: não é mais preciso criar e imaginar. Agora um mesmo objeto tem múltiplas funções. A boneca reza, mama, faz xixi e chora. Os carrinhos fazem vários movimentos e acendem luzes. Mas logo a novidade passa.”
“As soluções dos nossos problemas já não são buscadas em nosso interior, mas em produtos tecnológicos propiciadores de bem estar passageiro, seguido de intolerância e de um ressentimento,
que exige novas dosagens, cada vez mais altas.”
“Esse é o panorama sintético da sociedade atual: transitória e em constante busca. Vamos escolher os caminhos junto com os nossos cônjuges, se os tivermos, e com os nossos filhos. Alguns caminhos serão possíveis conhecer antecipadamente, outros teremos que escolher no momento em que surgirem e, para isso, teremos que estar dispostos a mudanças de rumo, abertos a novas maneiras de enxergar as coisas, num vir a ser renovador.”
Como nos afirma Emmanuel em “Vinha de Luz” – Saber como convém – lição 44
“…Os que conhecem espiritualmente as situações ajudam sem ofender, melhoram sem ferir, esclarecem sem perturbar. Sabem como convém saber e aprenderam a ser úteis. Usam o silêncio e a palavra, localizam o bem e o mal, identificam a sombra e a luz e distribuem com todos os dons do Cristo. Informam-se quanto à Fonte da Eterna Sabedoria e ligam-se a ela como lâmpadas perfeitas ao centro da força. Fracassos e triunfos, no plano das formas temporárias, não lhes modificam as energias. Esses sabem porque sabem e utilizam os próprios conhecimentos como convém.”
– SOBRE O AUTOR
Formado em medicina se especializou em Homeopatia. É professor do Instituto Mineiro de Homeopatia, exerceu o cargo de Diretor Técnico do Hospital Espírita André Luiz. Realiza palestras em instituições educacionais.
Ao leitor inclinado ao estudo das relações humanas, principalmente, entre pais e filhos.