– TEMÁTICA CENTRAL:
O livro trata de Tereza, uma mulher comum empenhada em ter uma vida feliz ao lado do marido, mas que enfrenta várias perdas gestacionais e desafios na tentativa de constituir a família tão desejada.
Passando por uma experiência de quase morte, vê sua percepção da vida se ampliar e suas dores se ressignificarem, abrindo espaço para novas vivências e oportunidades, materializadas pela adoção de seus filhos.
A obra trata também de temas como o contato com os espíritos amigos, as causas anteriores de dores e aflições e a justiça e a misericórdia Divinas agindo incessantemente em nossas vidas.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
O livro aborda, de forma leve e consoladora, situações de perdas dolorosas enfrentadas pela protagonista.
A temática espírita permeia a história de maneira natural e alinhada aos princípios de Kardec.
A leitura é muito fluida e a linguagem atual, o que torna a obra acessível a todo o público, inclusive aos mais jovens que se interessem pelo tema ou em quem se deseje despertar tal interesse.
Favorece também a esse público o fato de ser um livro curto e objetivo.
Faz-se apenas uma ressalva em relação à visão da adoção, que pode parecer “romantizada”, já que o livro não enfoca os desafios de convivência, traumas e adaptações que sabemos fazerem parte da experiência para muitas famílias.
Não obstante, apresenta um bom quadro geral de recomeços, ressignificações e ampliação dos laços de amor de uma família.
Também aborda ação e reação, mas sobretudo a misericórdia Divina, que não nos desampara e sempre oferece novas oportunidades de refazermos nossos caminhos por meio de escolhas mais felizes.