Participe do Encontro de Orientação do Culto no Lar Virtual da FEIG
O Culto do Evangelho no Lar é uma importante prática espírita que visa harmonizar o lar por meio do estudo, do entendimento, e da prece. Seus objetivos principais são promover a reforma íntima, e estimular o estudo e a prática do Evangelho. É um recurso espiritual importante e que pode ajudar quando os lares estão enfrentando uma série de novidades e desafios.
Na sede da Fraternidade
Sábados das 16h30 às 18h – presencial todos os sábados na sala 404 onde acontecerá em conjunto com o formato virtual.
Sábados das 8h30 às 9h15 – somente 1º sábado do mês na sala atrás da cabine b.
Na Fundação
Quarta-feira das 19h às 20h30 – presencial e somente na última quarta do mês na sala 104.
Importante: não haverá mais reuniões virtuais na quarta-feira.
Se você deseja fazer o Culto no Lar e não consegue participar do encontro presencial, faça sua inscrição para a orientação virtual que acontece aos sábados das 16h30 às 18h. Os encontros são remotos, pela plataforma do Google Meet e necessitam de inscrição prévia. Caso não tenha acesso a este aplicativo, mesmo assim, deixe seus dados no formulário que entraremos em contato.
Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário!
Divulgue para amigos e familiares para espalharmos essa corrente do bem em benefícios dos lares e das famílias!
O Culto no Lar é uma importante prática espírita que visa harmonizar o lar através do estudo, entendimento e esforço em praticar os ensinamentos do Evangelho de Jesus. O encontro do Culto no Lar tem o objetivo de ensinar como fazer o Culto no Lar.
O que é o Culto do Evangelho no Lar?
É um momento que reservamos à prece e ao estudo dos ensinamentos de Jesus, em nosso próprio lar. É uma iniciativa individual ou familiar visando ao hábito da oração e ao entendimento do Evangelho.
Qual é o objetivo do Culto do Evangelho ?
É a reforma íntima, o estímulo ao estudo e à pratica do Evangelho.
Para a realização do Culto no Lar, devo aguardar a orientação espiritual?
A realização do Culto do Evangelho no Lar independe de qualquer prescrição. Deve ser uma prática de todos os lares, pelos inúmeros benefícios que proporciona.
Quando se deve realizar o Culto do Evangelho no Lar?
Uma vez por semana, em dia e horário previamente estabelecidos por consenso familiar e que possam ser respeitados sempre.
Quanto tempo deve durar uma reunião de Culto do Evangelho no Lar?
A duração deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 60 minutos. Esse período deve ser dividido entre leituras, comentários e orações, sendo que as leituras devem ser mais breves que os comentários.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa. O culto deve ser realizado mesmo que alguns familiares não tenham interesse em participar ou estejam ausentes por qualquer motivo. Podemos realizar o culto sozinhos, da mesma forma que faríamos acompanhados. A participação deve ser livre: não se obriga, tampouco se impede. Não obstante, no caso das crianças, a participação deve ser determinada, até que tenham alcançado maturidade suficiente para decidir por conta própria. Para elas, reserva-se um tempo especial dentro do culto, preferencialmente no início.
São permitidos convidados de fora do lar?
Sim, desde que os procedimentos sejam mantidos.
É necessária alguma modificação no ambiente para a realização do Culto?
Não há necessidade de enfeites, imagens, velas, toalhas etc. Realize o Culto no seu lar, no cômodo onde haja melhor condição de tranquilidade e concentração. Se houver enfermo no lar e se ele desejar, o Culto pode ser realizado junto dele. Providencie um recipiente com água para ser fluidificada durante o Culto e distribua-a ao final entre os presentes.
“Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei”.
Jesus. (Mateus. 18:20)
Roteiro de Implantação do Culto do Evangelho no Lar:
1. Prece Inicial simples;
2. Se houver participação de crianças, leitura e comentários sobre obra infantil de cunho moral por aproximadamente 15 minutos;
3. Leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo ou do Novo Testamento por pelo menos 30 minutos e comentários dos trechos lidos, trazendo os ensinamentos para os acontecimentos do cotidiano. Comece pelo Capítulo 1, utilizando pequenos trechos de cada vez e faça a leitura seqüencial seguindo até o Capítulo 27;
4. Leitura de uma lição de livro de moral cristã, podendo ser feito breve comentário. (Como sugestão, use os livros Jesus no Lar; Caminho, Verdade e Vida; Vinha de Luz; Pão Nosso; Palavras de Vida Eterna; Fonte Viva ou similares);
5. Prece de agradecimento e irradiação em favor dos enfermos e necessitados, dos lares em desarmonia e companheiros que convivem conosco.