Viver em família: a prática constante do perdão
O SOS Família reuniu na manhã de domingo (25) os familiares dos alunos do CEI e do Colégio Rubens Romanelli na Fundação para o desenvolver os valores de família
No último domingo (25) foi realizado na Fundação mais um SOS Família, o tema foi Viver em família. Com cerca de 200 pessoas presentes, o SOS Família teve o intuito de frisar a importância da família e de resgatar seus valores perante a uma sociedade moderna marcada pelo individualismo e o egoísmo. Dividida em equipes, as famílias se revezaram nas brincadeiras e na contação da história encenada O filho pródigo, que apresentou para as crianças, sobretudo, a importância do perdão, da amizade, da cumplicidade dentro da família terrena a qual fomos designados. Não só as crianças como os pais tiveram total atenção na representação do conto que vem advertir sobre as consequências dos sentimentos negativos.
Na parte das brincadeiras o que não faltou foi divertimento, teve corrida de saco, ovo na colher, pare bola e muitas outras brincadeiras que trabalharam no seu âmbito a vivência em família. Além das brincadeiras e da contação de história as famílias puderam trocar experiências e conversarem na hora do lanche.
Helenice, mãe de Eloá (10 meses) e de Henrique, conta que adorou tudo e que achou tudo “muito legal. Ano passado estava grávida de Eloá e por passar muito mal não consegui vir, mas este ano fiz questão”, Helenice que tenta uma vaga no CEI para a pequena, diz gostar muito do ensino tanto do CEI quanto do colégio e que o filho Henrique assim que completou idade saiu do CEI e ingressou no Colégio Rubens Romanelli, e está fazendo seus anos iniciais lá.
Depois do lanche as famílias foram para o auditório. E nas vozes de Luísa (19) e Tales (21), que a convite de Luísa participou pela primeira vez de um evento na casa, os convidados foram recebidos com belas canções para o encerramento. Tales e Luísa, que frequenta a Mocidade e que sempre participa dos eventos musicais, contam também que gostaram bastante e que pretendem participar novamente. Para fechar, Vanderlea da Silva fez a apresentação final com uma belíssima recitação de cordel.
Por Lorraine Gomes
Confira um trecho do cordel recitado:
“(…) Família que vive unida
É um trem danado de bão
Vive um ligado no outro
Pelos laços do coração
Todo mundo se ajuda
Se a família é pequena ou grande
Seja de qual for as idades
É pra um aprender com o outro
Isso é uma grande verdade
Cada um dá o que tem
Exercendo a caridade (…)
Família é lugar de amar
Compartilhar e perdoar
Orgulho e vaidade
Ali não pode ter lugar
Foi isso que nosso Senhor
Veio aqui nos ensinar (…)”