Seminário Família – Reflexões e Desafios

A dinâmica familiar, seus desafios e oportunidades foram questões que estavam presentes nas reflexões promovidas no Seminário Família que aconteceu no último dia 01 de setembro, na sede da FEIG, e que contou com a presença dos nossos irmãos André Luis Chiarini Villar (SP) e Ricardo Melo (BH).

O estudo do tema à luz da Doutrina Espírita nos leva à compreensão da familia no contexto espiritual da reencarnação e nos auxilia a conceber a convivência diária como oportunidade de aprendizado, transformação e crescimento.

A bondade divina, não obstante o nosso passado, nos presenteia com a reencarnação entre espíritos que nos desafiam a sermos melhores. Assim, a família traz consigo o berço do reencontro, alguns harmônicos outros desafiadores, e por mais difícil que possa ser a história de cada um, o amor é o elo que une os seres em uma família.

Os conflitos em familia, porventura persistentes, são reflexos momentâneos do nosso nível de amadurecimento espiritual. Reflexos que vão se modificando à medida em que aceitamos as leis divinas e vamos nos espiritualizando.

Nesse contexto, o nosso primeiro compromisso deve ser com a nossa transformação íntima, para que assim consigamos influenciar o outro ao nosso redor, na familia. Transformando a nós mesmos, transformamos as nossas relações. E ainda que não transformemos o outro, as tribulações vão se diluindo e a forma de lidar com a dificuldade se aprimora.

Inspirando-nos no exemplo de Jesus, que fez da humanidade a grande família universal, o nosso papel com o nosso familiar é amar, e quem ama semeia os valores do espírito na alma daqueles com os quais partilha a caminhada.

Assista, em nosso canal no YouTube, as palestras do Seminário: www.youtube.com/feigoficial