A Visita Fraterna é um recurso que possibilita consolo e esclarecimento conforme os ensinamentos morais do Cristo e os princípios da Doutrina Espírita e atende àqueles com prescrição feita pela Espiritualidade Mentora da Feig, por meio da Orientação Mediúnica*.
*Não são todas as Orientações Mediúnicas que têm prescrição de Visita Fraterna.
Como acontece a Visita Fraterna:
- Aquele que estiver na posse de Orientação Mediúnica com indicação de passe no lar, deverá comparecer no plantão do Atendimento ao Público do Departamento de Visita Fraterna a fim de realizar o cadastro da referida Orientação Mediúnica. Na Fraternidade, o plantão acontece na sala 139, nos seguintes horários: de segunda à sexta-feira, das 19h às 21h15; aos domingos das 18h30 às 20h45; às segundas, quartas e sextas-feiras das 14h às 15h45. Já na Fundação, acontece na sala 226, às quartas-feiras, das 19h às 20h30.
- Realizado o cadastro, é necessário aguardar o contato da Equipe de Visita.
- No dia da visita, ao chegar ao lar e após os cumprimentos cordiais, o dirigente solicita do visitado a Orientação Mediúnica e que coloque um recipiente de água para ser fluidificada.
- É feita a prece inicial. No caso da primeira visita, será feita após a prece a leitura da orientação em voz audível, para que todos, nos dois planos da vida, tomem ciência da orientação e tratamento indicado pelos espíritos amigos, tais como livro para leitura, a implantação do Culto do Evangelho no Lar, a água fluidificada e outras indicações além do passe no lar, se houver.
- Todas as dúvidas quanto à orientação poderão ser esclarecidas nesse momento.
- O visitado será convidado a abrir aleatoriamente uma página de obra literária espírita, e um tarefeiro da equipe fará a leitura e um breve comentário. O visitado é convidado a se manifestar e refletir sobre o tema.
- Após a leitura, inicia-se o passe magnético no visitado, sendo que todos os envolvidos na visita devem ser orientados a permanecer com os olhos abertos.
- À escolha da equipe, durante o passe podem ser entoados hinos.
- No término do passe é feita a prece final.
- O visitado é orientado a tomar um pouco da água fluidificada.
- Ao término da tarefa, são feitos os cumprimentos cordiais de despedida.
Observação: Na penúltima visita, caso haja na Orientação Mediúnica a recomendação “voltar anexando esta”, quem está sendo atendido será orientado a buscar nova Orientação Mediúnica para que, caso seja avaliado necessário pela Espiritualidade Mentora, seja dada continuidade ao tratamento, se houver indicação de mais passes no lar.
CONTRIBUINDO COM A TAREFA
A Visita Fraterna somente deve ser solicitada nos caso em que a pessoa para quem foi feito o pedido esteja ciente e concordando com a realização da mesma. Vale lembrar que os principais fatores de êxito de quaisquer dos recursos espirituais são a receptividade, a vontade e a fé.