
Boas práticas FEIG em tempo de isolamento social
Visita Fraterna Virtual no Lar e Culto Virtual Coletivo no Lar
Em função da pandemia da Covid-19, a tarefa da Visita Fraterna da FEIG precisou adotar a modalidade de Encontro Fraterno Virtual no Lar e continuar atendendo os irmãos que estavam cadastrados para receber a visita fraterna.
O Encontro acontece via WhatsApp ou outras ferramentas digitais disponíveis, seguindo as seguintes etapas:
1- Combinar com antecedência o dia e a hora para o encontro. A sugestão é para manter o mesmo dia e horário da Visita Fraterna;
2- Colocar a água para fluidificar cada um em seu lar;
3- Combinar com antecedência quem vai fazer a prece inicial, a leitura/comentário e a prece final;
4- Deixar o livro à mão;
5- Pedir que testem dentro do lar o local com melhor sinal de internet;
6- O dirigente deverá proceder a chamada de vídeo por WhatsApp ou outra ferramenta digital, de um por um dos membros da equipe e o visitado.
7- O encontro será iniciado com a prece inicial. Depois será feita a leitura, um brevíssimo comentário e a prece final.
Desde junho o Presidente e vice, membros do comitê de crises da FEIG e a diretoria do Depto de Visita Fraterna repassaram as novas estratégias de atuação dos departamentos e como devem ser realizadas remotamente neste período da pandemia:
“- O Encontro Fraterno no lar deverá ocorrer em apenas um lar por vez.
– Fazer o número de encontros conforme previsto nas fichas e, após, finalizar a ficha no sistema;
– Quando houver solicitação de retorno das atividades na FEIG/Fundação, sugerir providenciar nova orientação espiritual logo que normalize as atividades na FEIG;
– No dia da tarefa, a equipe deve reunir e fazer a harmonização antes do início do encontro e combinar quem fará a prece inicial, leituras e pequeno comentário de obra evangélica de autoria do mentor Emmanuel;
– O hino é opcional;
-Sugerir deixar um recipiente com água para fluidificar;
-Reforçar e esclarecer todas as recomendações da orientação espiritual;
– O passe a ser ministrado nesta tarefa será exclusivamente espiritual, cabendo a equipe contribuir para a harmonização do ambiente;
– A prece final do último encontro fraterno virtual do dia será também a prece de encerramento da tarefa.
Sugerir ao visitado utilizar os recursos espirituais disponibilizados na casa: SOS Preces (ver números no site da FEIG; Palestras, Cursos disponíveis, Evangelho no Lar).
Lembramos que tais procedimentos serão realizados somente neste período de isolamento social. ”
Com o intuito de manter os canais de comunicação com as equipes de voluntários, repassar informações e orientações, manter a disciplina do encontro da equipe, realizar o estudo da Doutrina Espírita e criar espaços, ainda que virtuais, de convivência fraterna, de proximidade entre os membros das equipes (visitantes) e os visitados, estamos procedendo:
- Cada equipe faz uma vez por semana o seu Encontro Fraterno Virtual da equipe;
- Toda quarta-feira, às 17h e às 19h, realiza-se o Encontro Fraterno Virtual da coordenação e dos dirigentes de equipe, do Depto. de Visita Fraterna;
- Toda quinta feira, às 19h15 realiza-se o Encontro Fraterno Virtual com a coordenação e os plantonistas do Depto. de Visita Fraterna.

A Visita Fraterna é uma visita realizada nos lares e hospitais, por equipes de voluntários da FEIG, com o objetivo de assistir fraternalmente, por meio da utilização dos recursos do passe, da prece e da palavra de consolo, esclarecimento e bom ânimo, conforme os ensinamentos morais do Evangelho e as diretrizes da Doutrina Espírita.
É realizada apenas quando há indicação de passes no lar pelos mentores espirituais da FEIG por meio da Orientação Espiritual.
Fraternidade
Para agendar a visita, o interessado ou seu representante deve se dirigir à sala 140, portando a orientação espiritual com a indicação de passes no lar.
Segunda à sexta, das 19h às 21h15.
Fundação
Para agendar a visita, o interessado ou seu representante deve se dirigir à sala, portando a orientação espiritual com a indicação.
Quarta-feira, das 19h às 20h
Como proceder no caso de a orientação espiritual indicar o passe no lar ou no hospital?
Aquele que recebeu a indicação de passe no lar deverá dirigir-se ao Depto de Visita Fraterna, portando a orientação espiritual para cadastrá-la e autorizar a visita.
O atendimento na sede da Fraternidade é na sala 140 e acontece de segunda a sexta, das 19h às 21h15; domingo, das 19h às 20h45; quarta- -feira à tarde, das 14h30 às 16h. Na Fundação, o atendimento acontece durante as reuniões públicas (19h30 às 20h30), às quartas-feiras.
Procedimentos da visita
As visitas fraternas acontecem de segunda à sexta-feira, nos períodos da tarde e da noite, e também aos sábados e domingos, no período da tarde.
Aquele que autoriza o passe no lar ou no hospital é visitado de acordo com o número de passes indicado na orientação espiritual.
O tempo de duração do encontro é de aproximadamente 30 minutos, englobando:
• Prece inicial
• Leitura e comentário de mensagem de cunho evangélico
• Aplicação do passe
• Prece de encerramento
CONTRIBUINDO COM A TAREFA
A Visita Fraterna somente deve ser solicitada nos casos em que a pessoa que irá receber o tratamento esteja ciente e concordando com a realização da mesma. Vale lembrar que os principais fatores de êxito do tratamento espiritual são a receptividade, a vontade e a fé de cada indivíduo.