Leonardo BaumgratzLeonardo Baumgratz

Leonardo Baumgratz nasceu em vinte e cinco de maio de 1890, na cidade de Lima Duarte, Minas Gerais.

Residiu em sua terra natal desde a infância, tendo ficado órfão de mãe aos dois anos de idade.

Estudou até a segunda série do primeiro grau, tendo começado a trabalhar no comércio muito cedo, passando a estudar por conta própria nas horas vagas. Nessa época trabalhava na casa comercial do Sr. Francisco Ferreira da Paz Fortuna, cearense, que era pessoa muito culta, casado com D. Rachel, que era professora. Com eles aperfeiçoou seus estudos, chegando a estudar até latim. Continuou por toda a vida a ser um autodidata, conseguindo uma cultura geral invejável.

Casou-se em primeiras núpcias com Laura da Cunha Baumgratz, com a qual teve três filhos: Lenira, Laurinha e Lucínio, esse último já falecido.

Com o falecimento prematuro da primeira esposa, em 1922, casou-se em 28 de junho de 1924 com Delmitina de Oliveira Baumgratz, que deu-lhe os filhos, Dulcídio, Delcides, Dinaura, Delauro, Dinalva e Dalmes, falecido aos 14 anos de idade.

Em 1913 prestou concurso para o cargo de escrivão da Coletoria de Lima Duarte, cargo que exerceu até 1937, quando veio para Belo Horizonte, como fiscal de rendas. Aposentou-se em 1953 com quarenta anos de serviços prestados ao Estado.

De mentalidade profundamente generosa e espiritualista, tornou-se espírita em 1921, fazendo parte mais tarde da União Espírita Mineira. Foi também um dos fundadores do Abrigo Jesus – Casa de Assistência a crianças carentes, situada à rua Costa Sena, nº 921, no bairro Padre Eustáquio, sendo seu secretário até 1967, deixando o cargo por motivo de enfermidade.

Profundamente dedicado à família e ao trabalho, de espírito afável e gentil, conquistou muitos amigos leais e a admiração de todos que o conheceram.

De porte elegante e bem cuidado, inspirava respeito e admiração. Desencarnou a 09 de maio de 1968 de pé, como sempre viveu, legando a seus descendentes o mais belo exemplo de probidade, cavalheirismo e bondade.

A família de Leonardo Baumgratz tem sido abençoada com muitos netos, bisnetos e tataranetos.

O nosso irmão Leonardo Baumgratz é mentor da nossa Biblioteca. A ele, O NOSSO MUITO OBRIGADO, por estar conosco também na Fraternidade Espírita Irmão Glacus.

Biografia extraída do Jornal “Evangelho e Ação”, nº 18, de julho/agosto de 1991. Veja essa edição do jornal em nosso arquivo.