Mensagem do Terceiro domingo – Convívio Espiritual

Como é bom estar entre amigos!
Não encontramos palavras suficientes para externar a gratidão da presença de cada um de vocês.

A Espiritualidade reconhece nessa simples atitude de estar presente uma demonstração de amizade espiritual. E em seu campo íntimo, a potência da transformação moral. Queridos irmãos, agradecemos emocionados aos trabalhadores desta Casa que a têm como sua. Que a tratam como seu lar, até muito mais do que o seu lar de fato. Que lutam, que discutem, que brigam para defendê-la, e que muitas vezes perdem até a noção da posse. Agradecemos e, ao mesmo tempo queridos irmãos, queremos lembrar que essa Casa não nos pertence. Esse projeto é do Cristo! E confesso que estampar o meu nome nela é até hoje um misto de gratidão eterna e de antecipação da oportunidade de servir. A responsabilidade me fez assumir que essa homenagem é, antes de qualquer coisa, um convite para ser cristão.
Por isso esta Casa não nos pertence. Ela é parte de um projeto muito maior, que extrapola suas paredes e seus andares, e que nem nós, os Espíritos, temos a dimensão exata da sua atuação, das transformações de quem aqui vem, nem que seja por uma única vez. Por incontáveis vezes ela foi suficiente para transformar uma alma, eternamente, em uma única visita, em uma única passagem, em um único acolhimento, em uma única assistência.

E isso pode ter acontecido exatamente no espaço e no tempo em que você se encontrava aqui, trabalhando.

Por isso, eu, juntamente com os demais Espíritos, convido a cada um de vocês para concebê-la como uma escola. De fato, a sigla para nós pouco importa. É “f” de fraternidade, mas poderia ser família: FEIG – Família Espírita Irmão Glacus. Que honra! Poderia ser felicidade: Felicidade Espírita Irmão Glacus. Poderia ser finalidade, ou não ser letra f, ser “u” de Universidade…Mas em todas as possibilidades, devemos assumir que essa Casa é uma escola. É a definição que mais nos agrada.

Que cada trabalhador estude nessa escola, mas é importante se formar. Você tem que percorrer essa Casa, nesse estágio de evolução, sabendo que você tem que ter formatura. Receber o seu diploma, o seu certificado. Você precisa vir às aulas, você precisa procurar os
educadores, você precisa aprender a lição por meio do exercício e da repetição. Não importa a sua tarefa, todas são iguais porque a sua “formatura” não é ser tarefeiro da campanha do quilo, passista ou evangelizador. A sua formatura é: recebi o certificado de estágio do perdão. Agora vou para o estágio seguinte. Perpassei por essa Casa e aprendi a ser humilde. Agora estou me aprimorando e vou me especializar na humildade, seja em que tarefa for. Tinha muito preconceito e compreendendo todos como Espíritos, estou me formando. Agora sei que somos todos seres simples em processo evolutivo. Vou buscar meu certificado e vou continuar trabalhando e aprendendo. Que venham novos cursos, novas conquistas, novas virtudes.

Uma virtude muito importante que essa Casa oferece é o de ser liderado. Essa casa tem muito chefe! Temos departamentos, diretorias e os grupos ainda se subdividem tendo coordenadores. Esta é a escola do Espírito: aprender a ser liderado e aprender a liderar. E
muito nos entristece quando notamos alunos insistindo em não avançar, em não se formar
como acontece aí na Terra. Alunos que ficam 4, 5, 10, 12 anos e não conseguem o seu diploma. Apliquem as virtudes do Cristo como liderados. Reclamem menos e colaborem mais. Estamos precisando. E se for oferecida uma oportunidade  de coordenar, aceite, nem que seja por um dia, só para ter essa experiência de vencer uma lição, de mudar de estágio rumo ao seu certificado e ao seu diploma.

Nós trabalhamos sem ansiedade. A Espiritualidade não tem pressa, meus irmãos. Não se sintam pressionados, mas sim, motivados a avançar, a progredir em todos os campos da sua vida, pelo Evangelho e pela Doutrina. Essa escola nunca fechará as portas para você! Mas o meu coração chora de saudade, porque sabe que, assim como Eu, vocês também estão de passagem: há muitas moradas e escolas no Reino de nosso Deus Pai. Todos os mundos são habitados.

Recebam o carinho e a emoção do Espírito que fala por todos que estão matriculados como você em Espírito, e que participam da tarefa com vocês. E são muitos, acreditem!
Todos eles mandam um abraço fraterno por meu intermédio. Receba o abraço do Irmão Glacus.

Mensagem recebida e revisada pelo médium Vinícius Trindade
Reunião de Convívio Espiritual de 18 março de 2018