Hélio Loureiro      

Hélio Loureiro nasceu em 23 de setembro de 1937 na cidade de Raul Soares (MG). Filho de Manoel Loureiro e Ana Martins Laia, com os cinco irmãos mudou-se ainda pequeno com a família para Mariana (MG). Alguns anos depois foi morar com sua irmã mais velha em Ipiranga devido à perda de saúde de sua mãe, com sua irmã morou até os 13 anos de idade indo posteriormente morar com um dos irmãos em Jequeri.

Aos 14 anos ficou internado em Belo Horizonte por causa de tuberculose, e foi quando conheceu aquela que seria sua esposa futura Rosa, que morava nas vizinhanças do hospital. Ficou ali hospitalizado por cerca de quatro anos sem obter melhoras. Aos 18 anos foi curado através da mediunidade de um senhor chamado Osvaldo e então deu início a vida bancária.

Aos 19 anos quando pensava em casar-se, a tuberculose o ataca novamente. Foi desenganado pelos médicos, felizmente eles se enganaram, recebeu alta médica após oito meses de tratamento.

Casou-se com Rosa aos 23 anos e tiveram quatro filhos Stefânie, Dario, Fábio e Hélio.

Iniciou na Doutrina dos Espíritos por volta de 1966, no Centro Espírita Ismael, trabalhando como médium intuitivo, de psicofonia e também fazendo parte da diretoria juntamente com o senhor Francisco Oliveira, que hoje também é um dos mentores da equipe de visita a enfermos da Casa de Glacus.

Em 1986, ingressou na Fraternidade Espírita Irmão Glacus. Apesar do pouco tempo, nosso irmão dedicou-se com afinco na despensa Irmã Clandira, nas reuniões de tratamento das quartas-feiras e costumava também fazer palestras sobre o evangelho nas reuniões públicas.

Mesmo antes de ser espírita tinha intuições acerca da aplicação do passe usando deste recurso sempre que necessário em sua filha ainda bebê.

Há informações de que uma das suas últimas encarnações, antes desta, tenha sido em Portugal. Ele costumava dizer que a Doutrina Espírita não era novidade, quando fazia algum estudo era como se já o tivesse feito antes. A fé era sempre um suporte na sua vida.

Hélio era, entre outras qualidades, alegre e carismático. Foi um pai zeloso, admirava a natureza e gostava de fazer preces ao ar livre sempre agradecendo ao criador por tantas maravilhas doadas a nós .

Em outubro de 1989 Hélio foi diagnosticado com leucemia, iniciando assim uma fase de sofrimento para nosso irmão, mas que em momento algum manifestou qualquer tipo de revolta apresentando sempre grande resignação.

Acredita-se que ele tenha pressentido seu desencarne, pois ainda no hospital, observando que seu relógio que trabalhava há muitos anos sem problemas, parou  e disse a um dos seus filhos que ele estava “parando também”.

No dia do seu desencarne, o irmão Ênio Wendling, após reunião pública de uma quinta-feira, fez um relato onde informou aos presentes, inclusive alguns dos filhos de Hélio, que uma equipe de espíritos mentores do Centro Ismael estava juntamente com uma equipe da Casa de Glacus se deslocando para o hospital onde estava Hélio para auxiliar no desligamento do nosso irmão.

Hélio desencarnou no dia 06 de outubro de 1989.

Alguns meses depois, houve uma manifestação dele através da mediunidade de uma irmã da nossa Casa onde ele mencionou todas as belezas da natureza do lado de lá, percebemos com isso que ele permanecia o mesmo curtindo as paisagens como sempre fizera aqui no nosso planeta.