Boas práticas FEIG em tempos de isolamento social – Visita Fraterna

Em função das necessidades atuais, devidas à pandemia do Covid-19, a tarefa da Visita Fraterna da FEIG precisou ser interrompida no plano material por questões de segurança. A tarefa é composta por preces inicial e final, estudo da Boa Nova e passe magnético no lar daqueles que receberam orientação dos mentores espirituais da Casa e autorizam a visita, envolvendo Visitados e Visitantes, todos carentes da presença consoladora da Doutrina Espírita.

Especialmente nestes tempos inéditos de isolamento social faz-se necessário criar e implementar novas formas de atender e acolher a todos, não só nessa tarefa mas também em outras da FEIG.

Pensando nisso, os responsáveis pela tarefa buscaram manter os canais de comunicação com as equipes de voluntários, passando diariamente informações e orientações, na busca de novos formatos para manter a disciplina do encontro da equipe, realizar o estudo da Doutrina Espírita e criar espaços, ainda que virtuais, de convivência fraterna, de proximidade entre os membros das equipes (visitantes) e os visitados.

Desta forma, as equipes têm sido estimuladas a vivenciar o que está sendo chamado de “Encontro Fraterno Virtual no Lar”. Ele acontece via WhatsApp ou outras ferramentas digitais disponíveis, e as equipes seguem as seguintes etapas:

  1. Combinar com antecedência o dia e a hora para o encontro. A sugestão é para manter o mesmo dia e horário da Visita Fraterna;
  2. Combinar com antecedência quem vai fazer a prece inicial, a leitura/comentário e a prece final;
  3. Deixar o livro a mão;
  4. Pedir que testem dentro do lar o local com melhor sinal de internet;
  5. Colocar a água para fluidificar cada um em seu lar;
  6. O dirigente deverá proceder a chamada de vídeo por WhatsApp ou outra ferramenta digital, de um por um dos membros da equipe e o visitado. Pelo WhatsApp só podem participar até 4 pessoas. Se a pessoa visitada se dispuser  a participar, será necessário haver revezamento da participação entre os membros da equipe de visitantes.
  7. O encontro será iniciado com a prece Inicial.Depois será feita a leitura, um brevíssimo comentário e a prece final enviando as melhores vibrações a todos.

Muitas equipes já estão mantendo o contato disciplinado dos componentes, realizando cada um no seu lar, no mesmo dia e horário, as preces, a leitura e o envio de vibrações.

Esclarecemos aqui que esta sugestão, ainda que sem o passe magnético, se propõe a oferecer o quanto possível alguns dos benefícios da Visita Fraterna, na convicção de que, uma vez todos unidos no bem e com boa vontade, continuamos contando sempre com o amparo dos amigos espirituais.