Elza Preisser Persilva

Elza Preisser Persilva nasceu em 21 de dezembro de 1929, em Jequitibá, município de Sete Lagoas – MG, filha de emigrantes europeus, foi criada numa rígida disciplina alemã.

Casada durante 34 anos com José Persilva Filho, com quem teve 4 filhos: Lívia, Sílvia, José (Zezito – falecido em 1989, aos 31 anos) e Fernanda.

Tornou-se espírita logo após o casamento e, juntamente com o marido, cooperou por mais de 30 anos no Centro Espírita Oriente, em Belo Horizonte. Participou da criação do Grupo Fraternidade Irmã Scheilla e da Casa Espírita André Luiz, como cooperadora junto aos doentes assistidos e depois junto às crianças da creche ali criada. Era integrante do Coral Espírita Irmã Scheilla, tarefa que realizava com muito carinho e dedicação e dedicou-se a ele até seus últimos dias com grande alegria. Sempre cantava os hinos no lar e dizia que naquela tarefa recebia muito mais do que doava.

Com uma personalidade firme e caráter íntegro e determinado, era uma pessoa muito positiva, porém simples, discreta, tímida e não se manifestava com freqüência. Mãe devotada, esposa amiga, consciente das lutas e renúncias do casamento, convivendo com os sérios problemas de saúde do marido, além dos apertos financeiros comuns na época.

Elza assumiu e adotou a Doutrina Espírita como conduta de vida, com fé, convicção e seriedade, sem nenhum fanatismo. Entendia ser a sustentação de sua vida, pois já era um espírito maduro e renovado, desperto para as realidades espirituais, o que ficou evidenciado nos últimos anos de sua vida.

Portadora de grave problema renal, crônica, mesmo com a doença minando suas energias vitais, interiormente trazia o mesmo ânimo, a mesma coragem e fé. Sempre dizia que colocava a sua vida nas mãos de Deus e estava pronta aos seus desígnios, sem nenhum apego às coisas materiais, despojada de sentimentos de tristeza ou revolta.

Desencarnou no dia 24 de janeiro de 1987 em Belo Horizonte, aos 57 anos de idade, após 10 anos de tratamento intensivo e doloroso, com três sessões semanais de hemodiálise.

Os que conviveram mais de perto com ela nunca viram ou ouviram qualquer queixa ou insatisfação, deixando um exemplo vivo de fé e aceitação, de esperança e amor ao Pai Maior.

Elza Preisser Persilva é mentora de Equipe de Visita aos Lares e Hospitais da Fraternidade Espírita Irmão Glaucus.

Fonte: Jornal Evangelho e Ação,nº 67,maio/1997, pg.5.

Em caso de sugestões e indicações de referências que possam contribuir para a complementação das informações, por favor entre em contato pelo e-mail contato@feig.org.br

O propósito é fornecer um conteúdo que todos possam colaborar!