1º Seminário Virtual da MEJA reúne jovens para conhecerem a trajetória de Francisco de Assis

Cerca de 54 jovens participaram do 1º Seminário virtual da MEJA, que aconteceu no dia 27/09, no domingo, com o tema “Francisco de Assis”

 

O Seminário realizado pela Mocidade Espírita Joanna de Ângelis no domingo dia 27/09, abordou o tema “Francisco de Assis”. Cerca de 54 jovens participaram de forma ativa do evento, que contou com a presença da coordenação e dos palestrantes Marcelo Araújo e Jorge Mauro, que ministraram a segunda parte do seminário. O formato do evento, devido à pandemia do Coronavírus, foi virtual, transmitido pelo Google Meet.

O Seminário foi dividido em duas partes. No primeiro momento os jovens participaram de uma dinâmica “quebra-gelo” para que os integrantes pudessem se conhecer melhor e interagirem. Após a atividade, deu-se início às palestras sobre “As condutas cristãs de Francisco de Assis”. Durante a exposição, Marcelo Araújo e Jorge Mauro, em suas respectivas salas, apresentaram aos jovens um panorama diferente da vida de Francisco, colocando seus aspectos mais íntimos e individuais, por meio da explanação de sua trajetória desde sua infância até sua devoção ao Mestre Jesus Cristo.

Um dos pontos destacados na apresentação para o ciclo III, foi a relação de Francisco de Assis com Clara de Assis. De acordo com esse estudo, os dois possuem almas afins, que não era uma afeição como a do plano terreno. Foi explicado também sobre o início da carreira de Giovanni di Pietro di Bernardone, que, antes de mudar seu nome e seu estilo de vida para Francisco, era um jovem que ajudava o pai nas tarefas de comerciante. Devido à ascensão dos negócios, a família fazia parte da burguesia, conquistando bem-estar e riqueza. Também foi explicado que, depois de certa idade, conhecendo os ensinamentos do Senhor, Francisco procurou ajudar a construir as igrejas e começou a pregar a palavra divina, reunindo grupo de adeptos e, dessa forma, cria a Ordem dos Franciscanos.

Após o encontro, os jovens interessados participaram também do jogo Gartic, um jogo de adivinhação, em que palavras relacionadas ao tema do seminário foram utilizadas para cada rodada. O evento conseguiu alcançar seu principal objetivo, que era promover a integração dos jovens e mostrá-los um pouco da vida desse espírito grandioso.