Júlio Leitão

Júlio Leitão nasceu em Portugal, em 02 de julho de 1889 e sua família radicou-se na Zona da Mata do estado de Minas Gerais.

Estudou odontologia, contabilidade e farmácia e exerceu variadas atividades profissionais, como comerciante, farmacêutico e secretário na Faculdade de Odontologia em Ubá (MG). É como farmacêutico que muitas vezes é lembrado, pois exercia a atividade com dedicação, levando seus conhecimentos a localidades distantes, carentes de assistência médica na época, dentre as quais podemos citar São Gonçalo do Pará.

Nas residências visitadas, Júlio assistia a todos que necessitavam, levando o recurso médico possível e, certamente, conforto e carinho.

Júlio foi um dos fundadores da OSCAL (Organização Social Cristã Espírita André Luiz), entidade de âmbito nacional, construída para     gerir o Movimento da Fraternidade – MOFRA.

Já residindo em Pará de Minas (MG), fundou em 1959, o Grupo Antônio de Pádua, em uma época na qual o espiritismo tinha suas reuniões desenvolvidas com dificuldades e sob certo sigilo, dada a resistência e antagonismo que os espíritas de então precisavam enfrentar. Júlio permaneceu como presidente do Grupo Antônio de Pádua desde a fundação do Grupo até o seu desencarne.

Foram inúmeras as atividades iniciadas por ele no campo da assistência social por meio de recursos conseguidos com amigos. Trabalhador assíduo e incansável, muitas vezes enfrentava resistência por aqueles que não entendiam o seu propósito e o propósito do movimento espírita.

Desencarnou em 06 de março de 1985, aos 95 anos de idade.

Sob a orientação do Irmão Glacus, através de RCE de 12/02/1990, Julio foi designado mentor da Fraternidade Espírita Irmão Glacus de São Gonçalo do Pará (MG). Consta na RCE: “…o mentor desse Culto Cristão será o nosso irmão Julio Leitão, mentor do grupo na parte social e evangélico-doutrinária…”.

Júlio Leitão também é mentor espiritual de Equipe de Visita aos Lares e Hospitais da Fraternidade Espírita Irmão Glacus.

Fonte: Histórico da Fraternidade Espírita Irmão Glacus de São Gonçalo do Pará (MG).