Angelina Rotheia Araújo

Angelina Rotheia nasceu em 16 de junho de 1926, na cidade de Belo Horizonte-MG, filha de Miguel Franco Rotheia e de Maria Fortunata Rotheia.

Aos 15 anos formou-se Auxiliar de Escritório e começou a trabalhar em uma firma, tendo como chefe o Sr. Jair Soares, marido de Dona Ló. A mãe de Angelina era muito amiga de Dona Ló e frequentadora das reuniões espíritas da família.

Desde criança Angelina frequentava as reuniões espíritas da União Espírita Mineira, cuja sede era próxima à sua casa.

Aos 16 anos sofreu sério acidente de trem, permanecendo por meses no hospital. Foi uma prova dura, pois sofreu várias fraturas, inclusive no rosto. O tratamento foi longo e difícil, mas ela se recuperou totalmente.

Ainda nos anos de 1940, frequentou reuniões mediúnicas no Grupo Scheila, juntamente com Jair, Ló, Ênio e Maria Wendling, dentre outros, e também com Dante Labatte, autor do livro “Materializações Luminosas”. Também fez parte da primeira sala de costura da entidade.

Em 1950 Angelina casou-se com Murilo Araújo e teve 6 filhos: Edson, Élcio, Eduardo, Edgard, Enéas e Murilo, tendo Enéas desencarnado com apenas 2 dias de vida.

Ficou viúva em 1958, aos 32 anos de idade e, a partir daí, se dedicou ainda mais assiduamente aos trabalhos no Centro Espírita Oriente, onde todos os seus filhos recebiam a educação evangelizadora. Participava também de várias equipes de visita aos enfermos. Frequentava reuniões mediúnicas e aos domingos, pela manhã, ajudava na contabilidade daquela casa.

Em 1973 Angelina desencarnou, aos 47 anos de idade, em consequência de insuficiência renal, após trombose renal proveniente de cirurgia reparadora de mamas. Seus filhos foram carinhosamente acolhidos por Elza, irmã mais nova de Angelina, que continuou a lhes dar o apoio e carinho de mãe, consolidando laços de amor e ternura permanentes.

Angelina Rothéia Araújo é mentora de Equipe de Visita aos Lares e Hospitais da Fraternidade Espírita Irmão Glacus. 

Fonte: Relato dos familiares de Angelina: Elza(irmã), Edson, Eduardo, Murilo e Élcio (filhos).