Osório de Moraes

Osório de Moraes nasceu na pequena cidade mineira de Bagagem (atual Estrela do Sul) em 21 de dezembro de 1886. Filho caçula de Irineu Osório de Moraes e de Ana Virgínia de Moraes, ficou órfão de pai com apenas um ano de idade. A morte trágica do genitor, comerciante itinerante, ocorrida no Estado de Mato Grosso, deixou a família sem haveres. O amparo foi oferecido pela avó materna, que acolheu em seu próprio lar a filha viúva e os três netos: Felisminda, Elias e Osório.

As crianças foram cuidadas pela babá Joana, nascida de ventre escravo, extremamente dedicada e que se tornou para eles “a mãe preta muito amada”. Certa manhã, revela Osório no opúsculo autobiográfico Fragmentos de uma Alma, Joana levantou-se dizendo: “A alma do ‘sô’ Irineu apareceu para mim esta noite. Eu o vi como estou vendo vocês. (…) Ele se aproximou de mim e disse: – Joana, ajuda a criar os meus filhinhos…”

Osório concluiu o curso primário na escola pública. Aos 15 anos, após ter feito cursos particulares de Português e Matemática, tornou-se mestre-escola dos filhos do mais importante fazendeiro da região, exercendo posteriormente a mesma ocupação em outra fazenda.

Algum tempo depois, o Sr. Plácido de Paiva – que precisava ausentar-se da cidade por duas semanas – convidou-o insistentemente a assumir a gerência de sua casa comercial. O encargo, do qual se desincumbiu com rara eficiência, durou mais de quatro meses, levando o jovem Osório a descobrir a vocação inata para o comércio. Trabalhou como balconista e guarda-livros em outras casas comerciais, tornando-se sócio de uma delas, aos 17 anos. Era a firma “Santos & Moraes”, dissolvida dois anos depois com bom lucro partilhado entre os dois sócios.

Em 1908, aos 22 anos, mercê do prestígio granjeado pela retidão de caráter, foi eleito vereador em sua terra.

Em 5 de junho de 1911, casou-se com Maria Luíza de Santana, mudando-se no mesmo ano para Coromandel, onde, em sociedade com o sogro, transformou parte da casa comercial deste em farmácia, fundando a firma “Osório & Cia.”, cuja expansão levou à criação de cinco filiais no município e em cidades vizinhas. 

A carreira política iniciada na cidade natal teve prosseguimento em Coromandel, então distrito de Patrocínio, onde, em 1920, foi eleito vereador, chegando a ocupar a presidência da Câmara Municipal dois anos depois. Durante sua gestão conseguiu elevar Coromandel à categoria de município. Foi também Prefeito da cidade. Líder inato, dinâmico e empreendedor, promoveu a criação de escolas e a construção da cadeia pública, da usina hidrelétrica e do prédio da Câmara de Vereadores do município recém-emancipado.

Também por iniciativa sua foi construída a estrada ligando Coromandel a Monte Carmelo. A escola que mandou construir em Coromandel passou a ter o seu nome, em justa homenagem de gratidão do povo da cidade. 

Em 21 de novembro de 1932, preocupado com a educação dos filhos e dada a necessidade de expandir os negócios da pequena e promissora indústria farmacêutica, resolve transferir-se para Belo Horizonte, abandonando definitivamente a vida política. Na Capital Mineira, adquire imóvel, instalando a atividade industrial e a própria residência.

Na tarde de 4 de abril de 1936, fenômenos mediúnicos incomuns ocorrem em sua residência.  Torrões, tijolos e vários objetos eram jogados no interior da casa, levando pânico à sua esposa e aos dez filhos: Stela, Mário, Irineu, Pérola, Walda, Vanda, Osório, Roberto, Helena e Gláucia. Osório, que já era simpatizante do Espiritismo, dirige-se à União Espírita Mineira em busca de ajuda. Recebe-a através do Presidente Rodrigo Agnelo Antunes que, acompanhado de alguns amigos, entre os quais o médium vidente Geraldo Benício Rocha, realiza naquele mesmo dia reunião na residência de Osório, quando ficam então esclarecidos os fenômenos, produzidos com a intermediação da menina Cenira, de 10 anos, acolhida naquele lar. Os fenômenos de transporte cessaram com a retirada de Cenira do local e posterior tratamento desobssessivo.

Depois desse “despertamento”, Osório adquiriu todos os livros de Allan Kardec para estudar. Frequentando assiduamente a União Espírita Mineira, começou a ter suas dúvidas dissipadas, colhendo da sabedoria do Prof. Cícero Pereira ensinamentos profundos sobre o Evangelho de Jesus.

Foi também na União Espírita Mineira que conheceu Alencar Braga, Leonardo Baumgratz, Rubens Romanelli, Noraldino de Mello Castro, Oscar Coelho dos Santos, Francisco Cândido Xavier, Luiz Ziviani, Salvador Schembri e outros amigos. Buscavam arregimentar, naquele início de 1937, companheiros para criar uma instituição de amparo à criança desvalida.

Era o “embrião” do Abrigo Jesus que, oficialmente criado em 25 de julho de 1937, teve a sede própria inaugurada em 31 de março de 1946.  Osório de Moraes, que na assembleia de fundação havia sido eleito 2º Tesoureiro, foi unanimemente escolhido, no mandato seguinte, mercê de sua simpatia, habilidade, competência e espírito de liderança, para ocupar o cargo de Presidente, que exerceria durante 30 anos em sucessivas reeleições.

Para dedicar-se “de corpo e alma” ao Abrigo Jesus, o “paizinho Osório”, como era chamado pelas crianças ali acolhidas, confiou a gestão do laboratório farmacêutico aos filhos Mário e Irineu. Escreve ele no opúsculo citado: “Em minha vida tive duas fases em que me entreguei de corpo e alma a coisas de interesse público: a primeira, como político em Coromandel, onde morei 21 anos, tornando-me obcecado pelas coisas daquela terra; na segunda, com o Abrigo Jesus, fui tomado da mesma paixão, entregando-me inteiramente aos misteres da Instituição, (…) envolvido em doce enlevo de encantamento e ternura pelas crianças”.

Após 52 anos de vida conjugal a companheira Maria Luíza desencarna em 3 de setembro de 1963. Osório contraiu novas núpcias em 7 de maio de 1966 com Leonides Urbano Conde, criatura boníssima e que dele cuidou até a morte.

Aos 93 anos, Osório de Morais desencarnou em Belo Horizonte no dia 24 de janeiro de 1980, no coroamento de experiência reencarnatória desse autêntico cristão, marcada pelo amor à família e devotamento ao próximo.

Osório de Morais é mentor espiritual de Equipe de Visita Fraterna da Fraternidade Espírita Irmão Glacus.

Fonte: Jornal  “O Espírita Mineiro”, nº. 285 (maio/junho – 2005) – UNIÃO ESPIRITA MINEIRA.