Primeiro curso on-line de Preparação para Evangelizador Infantil abordou a importância e os desafios da evangelização para o mundo novo

Com palestras e oficinas, o evento contou com reflexões e práticas para repensar a evangelização, o papel da família e da criança no contexto híbrido (virtual e presencial)

“A prática da lei do amor é fundamental para a construção do mundo novo”. Essa foi a premissa do primeiro curso on-line de Preparação para Evangelizador Infantil 2021, que aconteceu nos dias 22 e 23 de maio, e discutiu a importância da evangelização de crianças e os recursos tecnológicos que ampliam e possibilitam novas oportunidades neste contexto virtual.

O primeiro dia de evento propôs uma reflexão sobre o período de transição no qual o mundo se encontra, convidando os participantes a pensarem sobre a organização do mundo exterior e ressignificação do mundo interior, reconectando consigo mesmo, com os outros e com Deus. Durante a palestra “A Evangelização na Construção do Mundo Novo”, Cíntia Vieira Soares (FEEGO) mostrou como essa (re)conexão é fundamental para ampliar o entendimento da evangelização como um ato colaborativo entre familiares, evangelizadores e crianças, levando à tomada de consciência sobre o objetivo da existência e às atividades e ensinamentos que facilitam os desafios e impulsionam o crescimento moral do espírito para além da estrutura física das Fraternidades e para dentro dos lares.

A primeira palestra do domingo, 23, “Planejando a Evangelização”, abordou a relevância do planejamento antecipado dos temas dos momentos de evangelização para o maior aprofundamento dos estudos. Guilherme Morais, o expositor, reforçou que a evangelização é um período de troca entre a criança e o evangelizador, onde a proposta é tocar o coração dos pequenos levando-os a sentir e vivenciar os ensinamentos de Jesus. Neste cenário, a preparação da evangelização, que incluiu o cuidado com a linguagem, com as referências, com os recursos e as formas de aprendizado, além de outros quesitos; é essencial para a assertividade do trabalho junto a equipe que apoia e ampara a tarefa.

Já a palestra “Recursos didáticos e sua importância para a evangelização on-line”, Vanda Reis, discorreu sobre as boas aventuranças e complementou a primeira exposição detalhando o papel de dois recursos: o avental interativo para contar as histórias, levando as crianças a participar e a interagir com as narrativas, e as atividades manuais como dobraduras e desenhos. A expositora reforçou a importância da criatividade como oportunidade de conexão, esperança e exemplificação dos ensinamentos de Jesus, como por exemplo, a dobradura para trabalhar a questão do trabalho na transformação de algo novo.

Após as exposições, os inscritos participaram das oficinas que aconteceram de forma simultânea, divididas por faixa etária, onde foi possível vivenciar um dia de evangelização on-line com orientações para os interessados no tema.

Confira o primeiro dia do evento no canal da FEIG no YouTube: www.youtube.com/feigoficial