BOAS PRÁTICAS FEIG – ENCONTRO FRATERNO VIRTUAL

“A fraternidade deve ser a pedra angular da nova ordem social” (*). Com essa citação, o Departamento de Visita Fraterna (DVF) iniciou a reunião remota realizada pelas equipes fraternas, no último dia 5 de julho.

Neste mesmo dia houve um encontro com o Dirigentes, com a participação de 75% do total das equipes atuantes, a reunião foi destinada ao esclarecimento de dúvidas, respostas a questionamentos e nivelamento de informações sobre o novo formato da tarefa, iniciado pela Fraternidade Espírita Irmão Glacus (Feig): o “ENCONTRO FRATERNO VIRTUAL”. O clima foi de envolvimento e adesão e os objetivos foram alcançados. As vibrações e a sintonia foram maravilhosas. Os dirigentes demonstraram boa vontade e disposição para o trabalho, agora realizado virtualmente.

proposta do Encontro Fraterno Virtual é uma modalidade da Visita Fraterna, que foi suspensa em decorrência da pandemia, ou seja, levar esclarecimento, consolo e amparo para amenizar as aflições e sofrimentos agora diante do cenário decorrente do distanciamento social. No formato do Encontro Fraterno Virtual estão previstos – preces, leitura e comentário. Aquele que sentir a necessidade de ser atendido, basta entrar em contato e solicitá-lo – sem necessidade da orientação mediúnica, necessária para a Visita Fraterna (presencial, de antes da pandemia).

Foi esclarecido que a dinâmica para a identificação dos solicitantes da nova modalidade será a mesma anteriormente aplicada para as Visitas Fraternas, por meio do sistema de informática, que reformulado, apresentará nomes e contatos daqueles que solicitaram o Encontro Fraterno. O registro dos dados do irmão que pede para receber o Encontro Fraterno Virtual será feito por telefone, pelos atendentes plantonistas. Esse tarefeiro, que fará o atendimento do telefone (31)3195-6699, registrará a solicitação diretamente no Banco de dados da Fraternidade. Tudo remotamente, via internet. Os plantões atenderão de segunda a sexta-feira, das 16 às 21 horas.

Para realizar o Encontro Fraterno Virtual basta que o solicitante tenha acesso a um telefone celular ou computador, ligado à internet. Com as solicitações lançadas no sistema informatizado, os encontros serão marcados pelas equipes de tarefeiros, que farão contato para combinar com o solicitante o melhor dia e horário.

Foram muitos os desafios para a implantação dessa tarefa, que demandou meses de trabalho árduo. A iniciativa envolveu a mobilização de vários corações até se chegar ao formato final.

A etapa seguinte, para a implantação, foi a apresentação do novo sistema informatizado, o treinamento das equipes e de seus dirigentes. Houve adesão das equipes, desde o primeiro momento dos trabalhos. Estavam todos ansiosos para estender as mãos e ajudar o próximo, levando consolo aos lares nesses tempos difíceis e desafiantes pelos quais estamos passando.

Nessa frente de trabalho, entre tantas outras, adaptadas para os tempos de “nova ordem social”, os voluntários da Feig se unem para atender ao chamado do Mestre, buscando colocar em prática seus ensinamentos e trilhar os caminhos abertos por seus discípulos. Sob a chancela do Mentor Irmão Glacus, os tarefeiros  já iniciaram  os atendimentos,  levando apoio e consolo aos irmãos necessitados e, assim nos remetem a Ananias, que exclamou, com entusiasmo redobrado: “Eis-me aqui, Senhor” (Atos, 9:10).

Divulgue esta possibilidade de esclarecimento, consolo e amparo e colabore para amenizar aflições e sofrimentos decorrentes deste momento.

(*) KARDEC, Allan (1804-1869), A Gênese, Cap. XVIII, item 17.

BOAS PRÁTICAS FEIG - ENCONTRO FRATERNO VIRTUAL