Somos todos uma só família

Com certeza já ouvimos dizer que fazemos parte da família universal. Este conceito para nós ainda é de difícil compreensão, pois estamos muito conectados com a nossa família, nossos amigos, nossos projetos. Porém, já podemos ampliar nossa percepção quando, por meio dos ensinamentos de Jesus, aprendemos que família é muito mais do que união pelos laços consanguíneos.

Jesus se refere a todos que fazem a vontade do Pai como membros de uma mesma família. Quando refletimos sobre estas revelações, ampliamos nossa consciência cristã e nossa capacidade de percepção das necessidades do próximo. O orientador espiritual Emmanuel nos ensina que “dar na essência significa abrir caminhos, fundamentar oportunidades, multiplicar relações.” De nossa parte, acrescentamos que este movimento se dá nos dois planos da vida, possibilitando para aquele que opera no bem, a construção de bases sólidas para as conquistas imperecíveis da alma em qualquer circunstância.

Quando, diminuímos a dor do próximo sem exigir recompensa, acessamos forças potenciais para transformação de todos e, investimos em nossa própria felicidade. A cooperação e a fraternidade são elementos fundamentais no equilíbrio espiritual do indivíduo e da coletividade, sendo também valores educativos por meio dos quais sintonizamos com as forças divinas. Desta forma, ora damos apoio aos que vêm na retaguarda, ora recebemos daqueles que já avançaram mais do que nós. Este é o movimento natural da evolução. 

Quando partilhamos, estamos atendendo a um apelo da vida maior, que nos convida a contribuir e a sermos úteis, lançando sementes para as mudanças necessárias a favor do bem geral, pois de fato somos depositários das riquezas que nos são concedidas por Deus. 

Ao falarmos em doação, nos referimos não só aos bens materiais, que mitigam dores profundas, mas também a outras
riquezas, como tempo, conhecimento e boa vontade, que geram consolação, entusiasmo, gentileza e encorajamento.
A casa de Glacus é núcleo de estudo, fraternidade, oração e trabalho, onde vivenciamos na prática a experiência da partilha em família, do trabalho em equipe, onde todos são peças importantes para a construção desta célula de amor.

 

Mariluce Gelais