O livro nos mostra um novo caminho terapêutico, através da homeopatia e do Espiritismo, para lidar com as dores da alma que reverberam no corpo físico pela doença-aprendizado, saindo da visão de tratar um doente para a de tratar a doença.
São abordados quatro temas:
– A Visão Espírita de Saúde – Traz um breve histórico dos caminhos trilhados pela ciência desde os primórdios até os dias de hoje.
– O Espiritismo e a Prática Homeopática – Inicia traçando a linha histórica da homeopatia e do Espiritismo no Brasil, desde 1840 até 1904; as particularidades da prática homeopática; e a homeopatia e os recursos espíritas.
– A Doença como Caminho para a Cura – O autor trabalha o princípio de unidade, mente e corpo; o binômio saúde-doença; os dois tipos de doença – endógena e exógena – e suas implicações; a contribuição da homeopatia e os caminhos da cura.
– Mecanismos da Orientação Espiritual – A abordagem fará o entrelaçamento da homeopatia sob a tutela da orientação espiritual. Ambas as ciências resgatam ideias humanísticas e objetivam plenificar o ser humano, propondo o encontro do homem consigo mesmo e com o Criador, assumindo a responsabilidade sobre sua vida e saúde.
Os autores, todos vindos da seara espírita, embasaram seus estudos nas informações trazidas pelos Espíritos na codificação de Allan Kardec em interdisciplinaridade com a homeopatia, que apresenta uma nova forma de encarar o adoecimento através da Lei de Similitude, desenvolvida por seu criador, Samuel Hahnemann (1755-1843).