Feig Promove Ação de Prevenção a Diabetes

Em junho foram realizadas ações educativas na área da saúde para frequentadores das atividades aos sábados pela manhã e de algumas reuniões públicas da Fraternidade e da Fundação. O intuito desta vez foi convidar à reflexão e informar sobre alguns cuidados para prevenir e ajudar no controle da Diabetes.

A Diabetes é uma doença em que o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue processá-la adequadamente. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que regula o açúcar no sangue e fornece energia para o organismo. Quando a insulina não está funcionando corretamente, os níveis de açúcar no sangue podem aumentar, causando complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos graves, a diabetes pode ser fatal.

A estratégia da ação foi alertar sobre o açúcar presente nos alimentos do dia a dia, orientar e esclarecer dúvidas sobre o consumo adequado desses alimentos e sobre a Diabetes.

Na reunião pública que acontece aos sábados pela manhã, uma nutricionista tarefeira da Feig fez breve comentário sobre o tema “Alimentação Saudável” e, no mesmo dia, foi entregue aos participantes um bolo de banana nutritivo juntamente com a sua receita, fácil e de baixo custo.

O Espírito Emmanuel, no capítulo 20 do livro Pensamento e vida, psicografado por Francisco C. Xavier, explica que “o hábito é uma esteira de reflexos mentais acumulados, operando constante indução à rotina”. Compreende-se que para mudar maus hábitos, o homem primeiro deve sentir a necessidade e, por consequência, ter a vontade de concretizar essa mudança.

Pensando nisso, iniciativas como estas visam o estímulo, por meio da informação, a mudanças de hábitos nocivos e ainda, o repasse de sugestões que ajudem no processo de cuidado do corpo físico, “templo do Espírito Santo”, conforme foi dito por Paulo, em Carta aos Coríntios, Cap.3, Versículo 16.