Felicidade

O que é a felicidade? Podemos ser felizes aqui na Terra? Depende de nós?

O dicionário nos diz: qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar. Outra definição: estado de espírito de quem se encontra alegre ou satisfeito; alegria, contentamento, fortúnio, júbilo.

Na Bíblia, no sermão do Monte, temos as Bem-aventuranças (cap.5:1-12), que significam segundo o dicionário: estado de plena felicidade; condição de extremo bem-estar. No primeiro momento nós achamos contraditório “bem aventurados os aflitos”, ou seja, felizes os aflitos, mas a Doutrina Espírita vem nos ajudar a compreender.

Vamos ver a felicidade de acordo com a Doutrina Espírita.

Todos nós fomos criados para atingir a felicidade, assim como fomos criados para atingir a perfeição. A felicidade e a perfeição são inerentes ao espírito, ou seja, estamos destinados a sermos felizes assim como a sermos perfeitos. À medida que evoluímos, vamos desenvolvendo a semente que está dentro de nós.

Várias encarnações são necessárias neste mundo, e em outros, até que não vamos precisar encarnar mais. Uns evoluem mais rápido, enquanto outros, paralisam e demoram um tempo maior.

Como Jesus nos disse, as Bem Aventuranças, que nos cabem no futuro, dependem de como procedemos aqui, seguindo, praticando e vivenciando seus passos. A plena felicidade e perfeição são fatalidades futuras do espírito. 

Jesus nos disse que seu reino ainda não é deste mundo (João cap.18:36). Cabe a nós entendermos que de acordo com a nossa evolução e o mundo em que vivemos temos que plantar para colher no futuro. 

Quando o Evangelho segundo o Espiritismo nos diz no item 20, cap.5 que “ a felicidade não é deste mundo”, quer que entendamos que a felicidade plena não, pois ela está ligada à perfeição e como somos seres em evolução (ainda imperfeitos) podemos usufruir de uma felicidade relativa que está ligada às conquistas espirituais, e não materiais (efêmeras) que pertencem ao mundo material e não nos acompanharão quando de retorno ao plano espiritual: nossa verdadeira morada. Os bens terrenos (materiais) são instrumentos e não o nosso objetivo. O nosso objetivo é o aprimoramento moral, a evolução do espírito. Jesus em seu Evangelho nos esclarece: “Não queirais entesourar para vós tesouros na terra onde a ferrugem e a traça os consome, e onde os ladrões os desenterram e roubam. Mas entesourai para vós tesouros no Céu, onde não os consome a ferrugem nem a traça, e onde os ladrões não os desenterram nem roubam.” (Mateus, 6:20)

Muitas vezes nos equivocamos, buscando fora de nós a felicidade. Temos que ir construindo dentro de nós. 

No Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, este assunto é tratado na questão 920: Pode o homem gozar de completa felicidade na Terra? A resposta dos espíritos: “Não, por isso que a vida lhe foi dada como prova ou expiação. Dele, porém, depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra.”

 

O espírito Joanna de Ângelis nos fala que os sofrimentos, as dores (que são consequências dos nossos erros ou são provas) fazem com que possamos evoluir. (Livro – Vida: desafios e soluções, psicografia Divaldo Franco).

“A maioria dos menos favorecidos no plano terrestre, se visitados pela dor, preferem a lamentação e o desespero; se convidados ao testemunho de renúncia, resvalam para a exigência descabida…” (livro Pão nosso, lição 89, Bem-aventuranças pelo espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier). Nem todos os aflitos são bem-aventurados (felizes). O Evangelho segundo o Espiritismo nos explica no cap. 5, nas instruções do Espíritos: bem e mal sofrer. (Item 18)

O Livro dos Espíritos nos diz ainda que a felicidade na Terra é comum e possível a todos: Para a vida material, é a posse do necessário; para a vida moral, a consciência tranquila e a

fé no futuro. Questão 922.

Precisamos viver procurando nos conhecer, modificando pensamentos e ações, procurando viver as leis divinas, tendo sempre o Evangelho como guia seguro, aprendendo com nossos

erros, buscando escolhas melhores, praticando a verdadeira caridade como Jesus entendia: benevolência para com todos, indulgência com faltas alheias e perdão.

Fazendo ao outro o que gostaríamos que nos fizessem, aprenderemos e sentiremos a alegria de ser útil e começaremos o alicerce de nossa felicidade em bases sólidas.

Ser feliz ou não, como este mundo comporta, depende de cada um de nós e é “a consequência das atitudes que o homem assume na rota evolutiva pelo cadinho das incessantes reencarnações” como nos diz o espírito Joanna de Ângelis no livro Estudos Espíritas na pág.123, psicografia Divaldo Franco.

Uma boa leitura é o livro Desperte e seja feliz também ditado pelo espírito Joanna de Ângelis e psicografia de Divaldo Franco, pois nos esclarece sobre diversos temas ligados à nossa conduta para sermos tão felizes quanto a Terra permite.

Katia Tamiette