O CARDEAL
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: O CARDEAL
EDITORA: INSTITUTO LACHATRE
AUTOR ENCARNADO: Walace Fernando Neves
ESPÍRITO: Frei Andréas
A obra apresenta a história do Cardeal Andréas, ambientada durante a inquisição espanhola. Esta história, apresentada pelo protagonista durante sua cartase, estimulada pelo grupo espírita que o acolhia, desenvolvia a sua terapêutica nas reuniões mediúnicas onde este se comunicava.
A história do Cardeal leva-nos ao conhecimento de processos tanto de formação da sua personalidade quanto da definição dos processos de construção mental dos locais onde este e seus seguidores se destinaram após o seu desencarne.
Ao mesmo tempo, é apresentada de forma bastante elucidativa, as interpretações distorcidas da igreja católica em relação aos dizeres de Jesus. Estas interpretações, muitas vezes voltadas aos interesses políticos e econômicos da igreja católica da época, outras vezes voltadas simplesmente ao interesse econômico de poucos, justificavam, segundo aquelas personagens, suas ações de violência, morte e usurpação de bens materiais de pessoas.
Adicionalmente, não menos relevante, a obra nos mostra processos de ação e influenciação das pessoas desencarnadas sobre os encarnados, mostrando nos de forma efetiva a formação dos processos obssessivos individuais e coletivos sobre os personagens envolvidos na história do Cardeal.
É uma obra a ser destinada preferencialmente àqueles que já possuem alguma base formada sobre a doutrina espírita, assim como algum conhecimento do processo da inquisição promovido pela igreja católica. Esta ressalva é especialmente válida para que o leitor não caia em interpretações errôneas sobre as afirmações feitas pelas personagens, especialmente sobre o evangelho de Jesus, e com isso não julgue de forma errada o objetivo da rica apresentação da história do Cardeal.