ENTRE NÓS
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: ENTRE NÓS
EDITORA: PETIT
AUTOR ENCARNADO: LYGIA BARBIÉRE AMARAL
– TEMÁTICA CENTRAL:
A trama do livro trabalha com o passado e o presente dos personagens, onde a semeadura dos tempos idos cria no presente a colheita necessária e a necessidade dos reajustes cármicos como consequências às escolhas realizadas no passado. Aborda temas como relacionamento conjugal; infidelidade; mediunidade entre jovens; as possíveis causas do câncer e como lidar com a doença. É uma obra de ficção com temas relacionados à Doutrina Espírita. Muitos pontos abordados, como diálogos e circunstâncias vividas pelos personagens a autora remete aquela informação, como ponto de apoio, a um livro do pentateuco Kardequiano ou a obras balizares.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
A história dos personagens desse romance tem seu início numa península Japonesa no ano de 1637, no tempo dos Samurais, onde vidas se entrecruzam para criar uma nova etapa a ser vivenciada por cada uma na eterna e ascensional escada da evolução a que cada ser precisa se ater. Como já é de praxe em livros espíritas, o passado se mescla com o presente onde todas as relações existem por um motivo específico e em “Entre Nós” não é diferente. O livro é repleto de ligações tanto amigáveis quanto familiares onde cada personagem tem uma tarefa muito importante no conjunto todo do clã de personagens principais. São duas famílias unidas por laços de amizades, que por vezes perigam se romper devido a um espírito muito antigo e cheio de mágoa que tudo faz para destruir a paz que as famílias tanto buscam.
Nesta história percebemos que sentimentos do dia a dia, como os ciúmes, a raiva e as dúvidas sempre estiveram presentes desde que o mundo é mundo e que até os dias de hoje influenciam até mesmo aqueles que já partiram. Além disto, o livro é quase como um guia de como agirmos perante ao câncer, esta doença tão temida por todos, principalmente por um dos personagens que sofre a cada vez que ouve alguém dizer a palavra câncer em voz alta. Nesta história temos a oportunidade de saber por que algumas pessoas aparentemente não merecedoras contraem esta doença e como tanto as famílias como elas mesmas podem agir no processo de cura buscando a extinção de qualquer vestígio e uma melhor
qualidade de vida. Notas de rodapé orientam sobre as fontes de pesquisa e possibilitam o aprofundamento de estudos.
– PONTOS MAIS RELEVANTES:
Entre muitos outros temas, a autora aborda à luz da Doutrina Espírita: A finalidade da infância, o que acontece com o Espírito que anima o corpo de uma criança no desencarne, como é tratada no plano espiritual. LE, questões 197 a 199 e 379 a 385. Formação da família, laços de parentesco, relação existente em grupos simpáticos e antipáticos, planejamento da providência divina para a formação das famílias. ESE, cap XIV itens 8 e 9. O porquê das doenças, a sua origem, os efeitos no corpo perispirítico, a busca da cura física e espiritual. Como nos diz Emmanuel no Pão Nosso, cap. 51:
Socorre a ti mesmo
“Pregando o Evangelho do reino e curando todas as enfermidades.” (Mateus,9:35)
“Cura a catarata e a conjuntivite, mas corrige a visão espiritual de teus olhos.
Defende-te contra a surdez, entretanto, retifica o teu modo de registrar as vozes e solicitações
variadas que te procuram.
Medica a arritmia e a dispneia, contudo, não entregues o coração à impulsividade arrasadora.
Combate a neurastenia e o esgotamento, no entanto, cuida de reajustar as emoções e tendências.
Persegue a gastralgia, mas educa teus apetites à mesa. Melhora as condições do sangue, todavia,
não o sobrecarregues com os resíduos de prazeres inferiores.
Guerreia a hepatite, entretanto, livra o fígado dos excessos em que te comprazes.
Remove os perigos da uremia, contudo, não sufoques os rins com os venenos de taças brilhantes.
Desloca o reumatismo dos membros, reparando, porém, o que fazes com teus pés, braços e mãos.
Sana os desacertos cerebrais que te ameaçam, todavia, aprende a guardar a mente no idealismo
superior e nos atos nobres.
Consagra-te à própria cura, mas não esqueças a pregação do Reino Divino aos teus órgãos. Eles
são vivos e educáveis. Sem que teu pensamento se purifique e sem que a tua vontade comande o
barco do organismo para o bem, a intervenção dos remédios humanos não passará de medida em
trânsito para a inutilidade.”
– SOBRE O AUTOR
Lygia Barbiere Amaral é uma escritora espírita brasileira, que também é jornalista, pós-graduada em teatro, mestre em literatura brasileira e especialista em telenovelas. Ela é autora de vários livros que abordam temas como suicídio, depressão, terapia de vidas passadas e ajuda espiritual. Alguns de seus livros são: A Luz que Vem de Dentro, O Jardim dos Girassóis, O Sono dos Hibiscos e O Silêncio dos Domingos.
Ainda, que não seja um romance psicografado, traz informações corretas para a divulgação dos princípios espíritas.
Como nos diz Emmanuel: “A maior caridade que podemos fazer pela doutrina espírita é a sua divulgação.”
Indicado para iniciantes.