IMPRESSÕES SOBRE A OBRA
O autor apresenta uma análise clara e objetiva das parábolas e dos ensinamentos de Jesus a luz da Doutrina Espírita.
Na primeira parte da obra são apresentadas as interpretações das parábolas que, segundo o autor, “… a Parábola Evangélica é uma instrução alegórica, exposta sempre com um fim moral, como um meio fácil de fazer compreender uma lição espiritual …”.
A segunda parte traz uma análise dos ensinamentos de Jesus sob o ponto de vista moral, filosófico e científico.
Cairbar Schutel conclui ressaltando a importância das parábolas de Jesus e seus ensinos como roteiro seguro para o gradativo progresso espiritual do ser.
“… não, o Espiritismo não traz moral diferente da de Jesus. …, os Espíritos vêm não só confirmá-la, mas também mostrar-nos a sua utilidade prática. Tornam inteligíveis e patentes verdades que haviam sido ensinadas sob forma alegórica. E, juntamente com a moral, trazem-nos a definição dos mais abstratos problemas da psicologia. …, Jesus veio mostrar aos homens o caminho do verdadeiro bem …”
Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Conclusão, item VIII.
O AUTOR
Cairbar Schutel nasceu no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1868, e sua desencarnação ocorreu em Matão, no interior de São Paulo, em 30 de janeiro de 1938. Com alto senso humanitário e amor ao próximo, ao conhecer o Espiritismo
transformou sua vida em dedicação plena à divulgação e vivência dos ensinos espíritas, fundando um Centro Espírita e um jornal (em 1905), uma revista de circulação internacional (1925), tendo sido o pioneiro da divulgação espírita no rádio e publicado inúmeros livros.