Como falar com as crianças sobre o Covid-19

O momento que estamos passando é delicado e por isso precisamos nos atentar a nossa forma de comunicar com as crianças. Como ainda estão se desenvolvendo, muitas vezes não conseguem expressar o que estão sentindo e com isso, o sentimento de ansiedade, tristeza e estresse muitas vezes não são bem compreendidos, principalmente para as crianças menores. Considerar os sentimentos delas é essencial em qualquer situação, mas, nessa em especial é obrigatório. Aqui sugerimos 5 dicas de como falar com as crianças sobre o Covid-19.

1 – Como já dito, precisamos considerar o sentimento da criança. Fazê-la ser ouvida e validar o que ela já sabe sobre o vírus faz crescer seu sentimento de participação e pertencimento no grupo (família). 

2- Opte sempre pela verdade. Explicar a verdade utilizando uma linguagem apropriada é importante para que ela compreenda a realidade e amplie a conexão com sua família. Existem vários livros infantis que podem auxiliar nesse processo. Indicamos o livro: Cadê todo mundo? Produzido por um grupo da UFMG que estuda a Educação Infantil. 

3- Como fazer para se proteger? Explique utilizando uma linguagem adequada os meios para se proteger e proteger aos outros também. Para lavar as mãos frequentemente de uma maneira divertida, a música pode ser uma alternativa para fazer desse momento mais especial.  Além da etiqueta da tosse e o uso de máscaras.

4- Manter um ambiente emocionalmente seguro. As crianças conseguem absorver as informações e perceber as sensações da família de uma maneira única. Por isso, manter um ambiente em que ela se sinta segura, com oportunidades de acesso diário a brincadeiras e relaxamento é extremamente importante para que ela consiga se manter mentalmente saudável.

5- Compartilhe histórias do bem! Mostre a ela histórias dos profissionais de saúde, cientistas que estão trabalhando constantemente para salvar a vida das pessoas e criar formas para parar o vírus.