Superando insucessos

“Vá e não peques mais.” (João, 8:11) “Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação na fé no futuro, na confiança na Justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

 Em um planeta ainda nas fases iniciais da evolução psíquica de seus habitantes, é natural que encontremos, aos borbotões, companheiros de jornada que receberam a mediunidade como ferramenta de transformação de si mesmos, mas que falharam, total ou parcialmente, no uso desse instrumento. Nada mais compreensível, apesar de indesejável.

No livro Os Mensageiros, psicografia de Francisco Cândido Xavier, André Luiz nos relata histórias da falência de inúmeros médiuns. Ao discorrer sobre estas histórias, Tobias, obreiro do Ministério das Comunicações da colônia Nosso Lar, explica que “não preparamos, pois, neste Centro, simples postalistas, mas espíritos que se transformem em cartas vivas de Jesus para a Humanidade encarnada. Pelo menos, este é o programa de nossa administração espiritual”. Ele também nos informa duas preocupações da espiritualidade superior quanto à preparação dos futuros médiuns e dialogadores: encaminhar-nos ensinamentos e garantir que os mensageiros sejam cartas vivas dessa mensagem. Em síntese, a mensagem é importante e o mensageiro deve vivê-la.

Onde buscar, então, quando no plano físico, a solução para o duplo desafio de se transformar e, assim, ser um agente transformador? Onde o roteiro certo da jornada do homem de bem e do médium do bem serão as duas faces da mesma moeda? Onde encontrar o navegador seguro que previne insucessos?

Se ainda nos fazemos as perguntas acima, estamos muito atrasados, pois o divino roteiro já foi apresentado por Jesus há muito tempo. Mais do que isso, sabendo das nossas limitações frente a um ensinamento tão luminoso, que turva, ainda, a visão dos menos afeitos à prática do amor ao próximo, a providência divina nos trouxe, por acréscimo de misericórdia, a codificação espírita como chave que abre a porta que é o Evangelho de Jesus. Seguir em frente, abandonando os nossos velhos hábitos, como acima recomendado por Jesus no versículo de João; confiantes em um consolo futuro e em Deus, como codificado por Kardec, é o roteiro que necessitamos. Martins Peralva, no capítulo 11 do livro Mediunidade e Evolução, conclui conosco que “sejam quais sejam as causas dos insucessos mediúnicos ou do despertamento para o trabalho, Evangelho e Espiritismo serão, sempre, em quaisquer circunstâncias, o real apoio para quem acordou e deseja caminhar com o Bem Infinito”.

Espiritismo cristão é roteiro seguro!

Rômulo Novais

Imagem capa: unsplash.com