O respeito ao próximo mais próximo

Na escala ascensional dos mundos, vivemos hoje em um classificado como de provas e expiações, mundo este que reflete a condição moral e intelectual da maioria de seus habitantes. Podemos assim dizer que na Terra temos uma maioria de espíritos encarnados com a necessidade de lidar com dificuldades e “expiarem”, ou seja, se livrarem de uma determinada culpa ou reparar um erro que cometeram. Por esse motivo, nem sempre a família consanguínea é constituída de espíritos afins, afetivos, compreensivos e fraternos.
Segundo Joanna de Ângelis em seu livro Adolescência e Vida, incontestavelmente, o lar é o melhor e mais eficiente educandário para todos os Espíritos, pois tem o objetivo superior da compreensão dos deveres e busca do crescimento moral. Porém, devido a inferioridade moral de seus membros integrantes, a instituição familiar acaba sendo maculada por animosidades, disputas, conflitos e revoltas.
A família continua sendo o laboratório moral para as experiências de evolução, e ela proporcionará o equilíbrio entre os seus integrantes, mas é necessária a contrapartida dos esforços de cada um em entender e respeitar o momento e as aflições vividas pelos outros.
Por falta de estrutura espiritual, as pessoas que se reencontram nas famílias, quase sempre, dão vazão a seus sentimentos inferiores, revivendo no seio familiar os conflitos pretéritos, podendo agravar ou gerar novas aversões em uma espiral contínua de sentimentos inferiores.
Necessário é que rompamos esta espiral através do exercício do respeito ao direito de nossos semelhantes e atenção aos deveres para com eles. A necessidade de vencermos as nossas paixões é o segredo do sucesso neste empreendimento. Se na reforma íntima, através do autoconhecimento, erguemos templos à virtude e cavamos masmorras aos vícios para uma convivência social harmoniosa, por que não utilizarmos dessas mesmas ferramentas para viver harmoniosamente com o nosso próximo que está tão próximo?
O verdadeiro amor para com o nosso semelhante começa com aqueles que estão no nosso convívio íntimo e a caridade para com o nosso próximo começa com o exercício do respeito.

Thiago Henrique Duarte

Imagem: Freepik – storyset