Hora a hora, dia a dia

O Espírito Emmanuel ¹ nos instrui que se de fato queremos pautar o nosso caminhar nas diretrizes de Jesus, servindo, não devemos nos esquecer de viver bem cada hora do nosso dia de trabalhador e assim, ao final dele, colhermos as bênçãos do bem viver.
No ambiente do lar, já ao amanhecer, é imprescindível vigiar os nossos pensamentos para que nos lembremos que o Mestre confia em nós e aguarda que cooperemos junto aos que nos rodeiam. Nossas mentes devem estar em sintonia com o bem, com o otimismo, com as ideias de tolerância, compreensão e perdão. Afinal, nossos pensamentos influenciam os encarnados e os desencarnados, podendo as trocas de vibrações gerarem bem-estar ou perturbações no ambiente.
Antes mesmo de começar qualquer trabalho, no lar ou fora dele, é bastante salutar que cultivemos o hábito da prece. De forma singela, silenciosa e sincera, centralizemos nossa força mental no dever a cumprir, solicitando a espiritualidade superior o apoio necessário aos nossos propósitos de esforço na construção da paz.
No nosso planeta, onde vislumbramos os primeiros raios das mudanças rumo a regeneração, certamente ainda encontraremos em casa ou na via pública, conforme Emmanuel nos diz, “[…] a visitação da maledicência a requisitar-te o pensamento e a palavra, à discórdia e à calúnia, à leviandade e à insensatez.”. Prevenir é sempre melhor do que remediar, diz o dito popular. Desta maneira, sabendo que todos estamos sujeitos às provocações de colegas, parentes e até mesmo de desconhecidos, vamos evitar responder com espinhos, com intolerância ou rispidez. Um sorriso, uma palavra de acolhimento, um simples momento de silêncio podem evitar muitos dissabores e conflitos desgastantes.
Estudando os ensinamentos de Jesus, surgem nos nossos caminhos possibilidades de reconhecermos nossos sentimentos, aceitá-los e trabalharmos nossas atitudes e reações, modulando as emoções, reformulando antigos hábitos. A Doutrina Espírita e seus roteiros são valiosos instrumentos para iniciarmos as reformas morais, que nos permitirão evitar a ociosidade, as fantasias e as excitações sem proveito.
Hora a hora, dia a dia, todos somos convidados ao exercício dos novos padrões de comportamento que nos aproximarão do “verdadeiro homem do bem”, aquele que se sente feliz, que tem fé no futuro, pois “que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza.” ²

Letícia Schettino Peixoto

 ¹Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel. Livro: Mãos Marcadas.
Lição nº 35. Página 131.
²O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo 27 – Sede perfeitos.

Imagem: Freepik – storyset