O melindre e suas raízes

Quando buscamos o significado da palavra melindre, dentre muitos, vamos encontrar que é uma tendência da pessoa que se magoa com facilidade.
Este sentimento, além de fortalecer no indivíduo a falsa ilusão de injustiça, gera obstáculos para o seu crescimento, e para a vivência das experiências necessárias, diante das conquistas que logra alcançar.
O melindre nasce do orgulho, que dita muitas vezes, em nossas existências, uma visão equivocada que nos leva a crer que temos privilégios e que não podemos sofrer nenhuma restrição aos nossos desejos e vontades. No fundo estas posturas revelam insegurança e imaturidade espiritual.
Para vencermos tal estado de ilusão, temos como rota segura o autoconhecimento, que mobiliza em nós as potencialidades da alma imortal, capazes de sustentar o nosso equilíbrio emocional nas circunstâncias da vida.
O fortalecimento da fé, por meio da prece, do trabalho no bem, do estudo de uma página edificante, e tantos outros recursos espirituais, como também os recursos que a ciência nos oferece, conduzem ao reconhecimento da paternidade Divina, eliminando o medo do abandono, do fracasso, do não reconhecimento; despertando o autoamor, único caminho para a legitima fraternidade.
Aos poucos, respeitando o tempo de cada floração, vamos compreendendo que existe espaço e possibilidade de beleza e perfume para todos os seres no imenso jardim do Criador.
Que tenhamos a certeza deste amor e sigamos firmes, rumo a novos sentimentos e possibilidades.

Mariluce Gelais

Imagem: Freepik – pch.vector