Leitura espírita: oportunidade de instrução e desenvolvimento moral

Há importante mensagem, na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), no item 5 do capítulo VI, assinada pelo Espírito da Verdade e direcionada a todos os espíritas: “Espíritas! Amai-vos, este é o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo…”. Sim, o amor e o estudo são preceitos básicos da Doutrina codificada por Allan Kardec.

A fé raciocinada é também importante preceito da Doutrina, e proclama Kardec no ESE, capítulo IXX: “A fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. Eis por que não se dobra. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.”.

É importante esclarecer que todos aqueles que acreditam na existência do Espírito são espiritualistas, entretanto, nem todos os espiritualistas são espíritas, praticantes do Espiritismo. Para que uma casa religiosa seja espírita, ela deve seguir os ensinamentos contidos nas Obras Básicas da Doutrina Espírita e no Evangelho de Jesus, sendo fundamental que seus frequentadores, simpatizantes e estudiosos do Espiritismo, através dos livros e do conhecimento, exercitem a moral e a intelectualidade.

Fato é que a leitura de um livro de cunho espírita traz sempre convite para abrirmos os horizontes sobre a vida e nos debruçarmos sobre questões existenciais e espirituais.

Os principais livros para a Doutrina, conhecidos como Obras Básicas da codificação são: O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Livro dos Espíritos; Céu e Inferno; A Gênese, O Livro dos Médiuns. Para uma leitura inicial dos que estão se aproximando da Doutrina, recomenda-se duas obras de Kardec: O Que é o Espiritismo e O Espiritismo em sua mais simples expressão, que são de grande utilidade para sanar dúvidas básicas dos aprendizes.

Depois de conhecer os fundamentos da Doutrina, e como contribuição acessória para explorá-la nos seus detalhes, há que se mergulhar nas obras de autores importantes como Léon Denis, Gabriel Delanne, Camille Flamarion, Herculano Pires, Yvone A. Pereira, Hermínio C. Miranda, Martins Peralva, Caibar Schutel, Richard Simonetti, e muitos outros, além, é claro, dos autores espirituais Emmanuel, André Luiz, Humberto de Campos, Manoel Philomeno de Miranda, Hammed, Ermance Dufaux e vários outros.

Certamente há muito para ler e estudar e torna-se necessária uma boa organização por parte dos interessados no Espiritismo, para não empregarem o tempo de forma equivocada, lendo obras “falsamente espíritas” ou controvertidas, sem alicerce nos fundamentos da Doutrina.

Pensando nos seus frequentadores, tarefeiros, estudantes, expositores e no público em geral, o Setor de Avaliação Obras Literárias Espíritas (SAOL), vinculado ao Departamento Doutrinário da FEIG, iniciará, a partir de junho de 2021, a divulgação de sinopses de obras literárias complementares à Codificação, sob a forma de “Resenhas Descritivas”, disponibilizadas no site. A intenção é contribuir com o público na escolha de leituras de boa qualidade doutrinária, em sintonia com o nível de conhecimento da Doutrina Espírita. Acompanhe os canais oficiais de divulgação da FEIG para saber mais sobre este projeto e leia mais! Mas, leia com melhor qualidade, amplie seus horizontes espirituais!

Letícia Schettino