Unidos sempre¹

“Não creias que a faculdade mediúnica seja dada somente para correção de uma, ou duas pessoas, não. O objetivo é mais alto: trata-se da Humanidade.”²
Estamos em um momento de grandes transformações em nossa humanidade. Conforme a Doutrina Espírita nos orienta, o nosso planeta está em plena transição, migrando de um mundo de provas e expiações, onde o mal prevalece, para um mundo de regeneração, onde poderemos vislumbrar a alvorada de dias melhores com a evolução espiritual de todos os habitantes da Terra.
A faculdade mediúnica neste momento de transição é de suma importância, pois favorece o intercâmbio com a Espiritualidade Superior que neste momento importantíssimo está altamente engajada para a construção da Nova Era do nosso planeta. Milhares de espíritos superiores estão envolvidos nesse propósito, e, vários inclusive, estão encarnando na nossa sociedade para a efetiva conclusão dos novos tempos do nosso orbe. É importante o médium entender a parte que lhe cabe nessa empreitada, pois como nos orienta Allan Kardec: “Que importa crer na existência dos Espíritos, se essa crença não faz que aquele que a tem se torne melhor, mais benigno e indulgente para com os seus semelhantes, mais humilde e paciente na adversidade? De que serve ao avarento ser espírita, se continua avarento; ao orgulhoso, se se conserva cheio de si; ao invejoso, se permanece dominado pela inveja? Assim, poderiam todos os homens acreditar nas manifestações dos Espíritos e a Humanidade ficar estacionária. Tais, porém, não são os desígnios de Deus.”³
É de primacial importância assumir a responsabilidade de agentes transformadores e executores da regeneração do planeta. Para que o mundo mude, nós temos que iniciar esta mudança primeiramente em nós mesmos. Buscarmos ser melhores hoje do que fomos ontem. Termos o compromisso de melhorar constantemente nas nossas tarefas e práticas da mediunidade espírita-cristã. Estamos no lugar certo, nas situações necessárias e convivendo com as pessoas que precisamos conviver. Cada um com sua tarefa individual a ser executada. Estudar, ensinar, aprender, ajudar e servir, dentro de nossas possibilidades, respeitando o tempo e o jeito de ser do outro.
“E acima de tudo, unidos sempre. Assim venceremos.”
Busquemos ser as “Virtudes do Céu”, levando a mensagem libertadora do amor a todos que passam pelo nosso caminho, conforme o Mestre Jesus nos convidou. Diante das dificuldades, sofrimentos e decepções, lembremo-nos Dele, que é o nosso guia e modelo do homem regenerado a caminho da plenitude.

Ladimir Freitas

¹ Texto baseado no Capítulo 8 – Unidos Sempre do Livro Mediunidade e
Sintonia, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier.
² Capítulo 20 – Da influência moral do médium – item 226 questão 5a do
livro O Livro dos Médiuns de Allan Kardec.
³ Capítulo 29 – Das reuniões e das Sociedades Espíritas – item 350 do
livro O Livro dos Médiuns de Allan Kardec.

Imagem: Freepik