SOS Preces: “Ligue e dê um alô para a esperança.”

Estamos nos aproximando do aniversário de 40 anos da tarefa do SOS Preces em nossa Feig e o sentimento de imensa gratidão, por tantas bençãos recebidas, toma conta dos nossos espíritos, proporcionando-nos algumas reflexões acerca desta tarefa iluminada.
Nesses momentos, palavras nunca são suficientes para traduzir o real sentimento de contentamento e agradecimento ao nosso querido irmão Glacus e toda espiritualidade amiga da casa, que nos oportunizam, no dia a dia, de hora em hora, estarmos juntos neste “oásis de caridade, trabalho, fé e amor que é o SOS Preces”. Palavras proferidas pelo mentor da tarefa, Dr. Bezerra de Menezes, a quem recorremos infinitas vezes, rogando que a luz dos seus olhos misericordiosos ilumine nossos espíritos, e que suas mãos dadivosas operem em favor da cura, do socorro, do remédio espiritual em benefício de todos aqueles que sofrem.
Nossos eflúvios de gratidão também envolvem o fundador desta tarefa: o dedicado irmão espiritual Célio Varela, incansável trabalhador das primeiras horas, desde 01/05/1982.
Lembranças carinhosas, repletas de saudades e de agradecimento, também transbordam dos nossos corações e partem em direção à nossa querida irmã Ilza Marques, hoje na pátria espiritual. Diretora da Assistência Fraterna e plantonista há tantos anos, tendo nos deixado importantes diretrizes, orientações e exemplos de como acolher os corações aflitos através dos fios invisíveis do telefone. Também a outros tantos irmãos que com dedicação e carinho contribuíram para o bom desempenho da tarefa.
A Feig é um hospital de almas e uma escola. Local onde exercitamos o “Amai-vos e instrui-vos”. O SOS Preces pode ser considerado como o Pronto Socorro Espiritual. Um espaço que possibilita um pronto atendimento, uma assistência durante o período de onze horas diárias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, onde sempre haverá um ou dois tarefeiros de plantão para acolher os irmãos que ligam em busca de uma prece, uma mensagem, uma orientação, de um lenitivo, de um alívio para suas dores, aflições e angústias.
A presença da equipe espiritual do SOS proporciona uma psicosfera elevada, de tal forma que vários recursos curativos e balsamizantes são empregados no momento da ligação. Conforme manifestou o nosso querido irmão José Grosso: “Quando o telefone toca, um fio brilhante, se assim podemos fazer compreender melhor, liga o atendente àquele que necessita do atendimento. E este fio facilita a comunicação dos pensamentos, e o Mentor ou Mentores que comandam essas atividades têm um veículo através do qual podem interferir com mais facilidade. É como se um soro fosse ligado na veia do paciente: o Responsável no plano espiritual pela atividade pode interferir, mais diretamente, junto ao companheiro que necessita do atendimento.” (http://www.feig.org.br/content/sos-preces-30anos)
O Evangelho de Mateus, 18:20, ensina-nos que “Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu me encontrarei entre elas”.
Muitas vezes acontece de sermos surpreendidos por situações tão inesperadas, que nos abalam de tal forma a não conseguirmos sequer asserenar nossa mente para fazer uma prece, seja para nós mesmos, ou para o nosso próximo. Nesses momentos devemos nos valer do poder que tem a prece intercessória. Jesus orou por seus discípulos e seguidores nas horas supremas. Sabemos que o poder da prece está no pensamento, não depende nem das palavras, nem do lugar, nem do momento e da forma. O que realmente importa é a intenção no bem, é a intensidade da corrente fluídica que se estabelece, acalmando, dulcificando, elevando aqueles que oram às regiões superiores, que propiciam uma melhoria nas emoções, na disposição íntima, fortalecendo o ânimo, encorajando e sustentando, tanto aquele que roga o auxílio para si, como aquele que intercede pelo irmão.
A benfeitora espiritual Joanna de Ângelis, em seu livro “Momentos de Meditação”, psicografado por Divaldo Pereira Franco, cap.20, compara a oração de intercessão com um bálsamo para a alma, que se torna medicação para o corpo. “Não resolve o problema, nem retira a aflição, que constituem recurso de reeducação, todavia, suaviza a aspereza da prova e inspira o calceta, auxiliando-o a atenuar os golpes do próprio infortúnio”. Quando oramos, nossos pensamentos emitidos canalizam nossas forças vivas em direção ao objetivo pelo qual a prece é proferida. Sintonizamos com a ideia divina, com as forças da vida, em faixas de vibrações mais sutis, por isso sentimos um bem estar, uma plenitude após orarmos, e nos tornamos mais receptivos à ajuda que vem do mais alto em nossa direção, abrindo nossos canais de intuição para tomarmos as ações necessárias em nossas vidas.
Quando oramos por um enfermo, o encorajamos com as ideias salutares de que as enfermidades são temporárias e fazem parte do processo evolutivo, dos desafios da vida, das imperfeições da matéria, dos nossos excessos, inevitáveis resgates do passado, ou até mesmo decorrentes do meio em que vivemos em nosso planeta atualmente, muito tem ajudado no cultivo da resignação, da aceitação que afasta a revolta, a tristeza e a depressão. Ajuda como estímulos que são disparados na mente do enfermo e em seguida nos centros atingidos pela doença, que acabam por restaurar o equilíbrio das células.
A oração pelos desencarnados é uma demonstração de afeto, ternura e caridade que os aliviam, renovam suas esperanças, libertam-lhes os pensamentos tormentosos em alguns casos, abrindo caminhos para serem amparados em hospitais espirituais, onde serão reequilibrados. Em outros casos, encorajam para as novas tarefas que os aguardam no plano espiritual. Algumas vezes o desencarnado é um ente muito querido e a dor se faz mais pungente em nosso coração. O que mais necessitamos nesta hora é sermos acalentados pela Doutrina consoladora, que suaviza o nosso sofrimento quando nos diz que não foi por acaso que Deus permitiu que a pessoa partisse antes de nós, que fosse libertada das penalidades e sofrimentos a que todos nós estamos sujeitos; que a separação é apenas temporária… Mensagens de conforto, esperança e resignação nutrem nosso espírito e renovam nosso ânimo para que continuemos a nossa viagem reencarnatória sem desfalecimento e perseverantes, crentes na imortalidade da alma e na vida futura.
As preces também podem ser feitas em favor de nós mesmos, a fim de rogarmos forças para vencermos nossas próprias imperfeições, que chamamos de tentações; a desviar de nós o sentimento de vingança, rancor, ciúmes, orgulho, vaidade, egoísmo, impulsividade, impaciência, intolerância com as diferentes opiniões e com as escolhas alheias. E também a fim de comungarmos com Deus e alimentarmos nossos espíritos.
Lembrando das palavras do nosso irmão Glacus, em reunião de Convívio fraterno em 19/12/2019: “Que possamos vencer a nós mesmos e despertar o chamado do amor, da justiça e da fraternidade. Tripé essencial para qualquer espírito que almeja a felicidade(…) A espiritualidade nunca nos pediu certidão de perfeição. Nos pede somente que nos esforcemos sempre mais um pouco.”
O SOS Preces conta com cerca de 70 tarefeiros que se revezam semanalmente em plantões de três horas de duração. Cada plantão possui dois tarefeiros em atendimento simultaneamente. São cinco plantões diários, das 08h às 21h, ininterruptamente. As ligações atendidas incluem em sua maioria pedidos de preces e mensagens, seguidas por pedidos de orientações em casos de angústia, depressão, relacionamento familiar e com pessoas e solicitações de informações.
Em 2021 foi registrada uma média de 1342 ligações a cada mês.
Toda orientação dada aos atendidos é respaldada no Evangelho de Jesus e na Doutrina Espírita, através de preces, mensagens e esclarecimentos necessários ao espírito em evolução.
Que o mestre Jesus abençoe sempre os objetivos aos quais se propõe esta tarefa, para que ela se expanda a cada dia, alcançando novos patamares, propagando seus raios de ação, consolando os aflitos, confortando a todos, que temos provas e expiações a passar, esclarecendo àqueles que desejam conhecer a Doutrina Espírita e o Evangelho de Cristo, para que a fé, o amor, a bondade, a caridade e a esperança triunfem em nossos corações.

Adriana Souza