Em busca da fé

Durante o período de mudanças previstas para a Humanidade, como este que estamos vivendo, é comum sermos atingidos pelas ondas da agitação social e pelas ações vindas da ignorância, cujo objetivo é a disseminação de revoltas, de intolerâncias, de mágoas, de incertezas, de inseguranças e outros. Essas são as tempestades da atualidade, que se assemelham simbolicamente àquela que assolou os discípulos na travessia de barco, com Jesus, sobre o Mar da Galileia (Lc 8, 22-25). Mas os nossos amigos espirituais nos esclarecem que essas resistências à evolução são causadas por espíritos que carecem ainda de conhecimento de valores morais mais elevados, e que até eles são convidados a entrar no barco com Jesus.
Emmanuel¹ ressalta que os verdadeiros discípulos precisam estar prontos, aguardando oportunidades de lutas maiores, a fim de que os ensinamentos do Cristo sejam colocados em prática. Isto porque, em nossas vidas, temos um momento exato para cada situação: trabalho e descanso, plantio e colheita, e a hora de expressarmos a nossa confiança em Deus. Ele também nos diz que somente na tormenta é que podemos avaliar os nossos verdadeiros valores morais.
Em meio à tempestade, Jesus permanece dormindo, ensinando aos discípulos não uma postura de invigilância e descuido, mas a importância de se ter fé em Deus, que sempre nos protege das dificuldades da vida. A falta de fé faz com que nos sintamos perdidos e abandonados. No entanto, para muitos de nós, são nessas situações de aparente desamparo que há uma busca mais intensa por uma reconexão com o mais elevado.
Segundo a Doutrina Espírita², a fé sincera e verdadeira é calma e nos conduz à paciência, porque ela se apoia na inteligência e na compreensão das coisas. Por isso a importância da instrução e do estudo constantes, pois, pelo conhecimento, teremos a certeza de que um dia chegaremos ao nosso objetivo evolutivo. Quando nossa fé é vacilante, nossa reação se torna agressiva perante as dificuldades, uma vez que, ao reconhecermos as nossas fraquezas, acreditamos que com violência poderemos suprir as nossas fragilidades. É através da fé que tiramos a força necessária para transpormos qualquer tipo de obstáculo.
Diante das dificuldades, Emmanuel relata que é muito comum recorremos ao Mestre Jesus. E Ele vem, sim, nos socorrer. Contudo, após a tempestade acalmada, Ele sempre vai nos perguntar “Onde está a vossa fé?”.

Julio Cézar Balarini

 ¹ EMMANUEL (Espírito), Caminho, Verdade e Vida, [psicografado por] Francisco Cândido Xavier, 1. ed., Brasília: FEB, 2018,
cap. 40 (Tempo de Confiança).
² KARDEC, Allan, O Evangelho Segundo o Espiritismo, 120
ed., Rio de Janeiro: FEB, 2002, cap. XIX (A Fé Transporta
Montanhas).

Imagem: Freepik – goonerua