Voz da Espiritualidade

O amor de Cristo nos uniu como pérolas, como pérolas multicoloridas, valiosas e únicas, em cordões de esperança!
Meus caros, coube-me a feliz tarefa concedida pelo magnífico Espírito Irmão Glacus, da qual me honro de fazer a síntese, de resumir os sentimentos desta reunião. Chamou-nos a atenção, nessa tarde, a prevalência da angústia de final de não. Mas sendo o final de ano caracterizado pela proximidade do Natal, o sentimento não deveria ser exatamente o contrário?
Ao recordamos a Estrela de Belém que estacionou sobre a manjedoura indicando à humanidade “o caminho”, não deveríamos cultivar sentimentos de fé e de esperança, de propósitos espirituais, uma vez que não importa o passado quando o espírito define novos objetivos?
Definir metas espirituais em torno do amor é “cobrir a multidão de pecados”! Não desperdice este período do calendário se angustiando. O Cristo te propõe exatamente o contrário: “Tome a sua cruz e siga-Me. Eu te elevarei, te sustentarei e serás bem-aventurado diante de Deus e dos homens. ”
Esse é o verdadeiro espírito de Natal!
Não creiam que o espírita possa vivenciar o Natal sem se preparar antecipadamente. Já dissemos e vamos repetir: os Espíritos Superiores não sabem que é hoje. Qual é o dia do Natal!
Isso pouco importa para Eles! Quanto mais estivermos apegados às tradições sem vivenciar o amor e nossa essência espiritual, mais nos declaramos pequenos espiritualmente. O Natal para eles é o ano inteiro.
Vamos tentar ajuda-los com essa estória:
Pedrinho é um espírito missionário que aceitou reencarnar em uma família na condição de espírito um pouco mais avançado em relação aos demais. É comum isso acontecer. Faz parte da Providência Divina a família possuir um integrante que impulsione, que evangelize, que seja a engrenagem de luz.
Pedrinho, mesmo com sua pouca idade na presente encarnação, não gostou quando chegou da escola e encontrou a árvore de NATAL já pronta. E se queixou:
“- Como assim…, vocês montaram a árvore de Natal e eu não estava presente?! Como vocês fizeram a árvore sem que a nossa família estivesse reunida? ”
Então sua mãe lhe respondeu:
“-Seu pai estava com tempo, resolveu montar a árvore e aí está ela. A árvore já está pronta! ”
Pedrinho até tinha se esquecido deste episódio: na noite de Natal foi, em sequência, por diversas vezes surpreendido! Primeiramente, foi chamado no quarto por uma de suas irmãs, para receber um presente. Toda criança gosta de vivenciar a surpresa de ganhar um presente! Mas ao abrir, o menino deparou com uma roupa muito estranha. Pedrinho, pela pouca idade e pelo imaginário da infância, olhou a roupa e se decepcionou, pois esperava um brinquedo.
“- Que roupa estranha e …! ” Sua irmã lhe interrompeu, dizendo:
“-Vai Pedro, já estamos atrasados. Veste logo, porque essa é a roupa que você vai usar no Natal! ” Pedrinho obedeceu. Ao sair do quarto, o menino se assustou ao ver a mesa de jantar:
“- Que bicho é aquele que está em cima da mesa? ”
Seu primo, que passava por perto, respondeu:
“- É um porco! ”
E Pedrinho exclamou: “Morto e inteiro? ”
O primo respondeu dando gargalhadas:
“- Claro Pedrinho! ”
Pedrinho se afastou, olhando para trás, ressabiado.
Ao olhar a árvore de Natal, observou que havia muitos presentes. Resolveu perguntar ao tio:
“ – Tio, porque todos os presentes são iguais? ”
O tio respondeu um tanto desconcertado:
“-Pedrinho, foi uma promoção… compramos todos os presentes na mesma loja para facilitar. Mas não conta para ninguém, ok ?!”
Pedrinho, que vivenciava a consciência de uma noite de Natal pela primeira vez, também não entendeu porque seu tio Cláudio às vezes ria, às vezes chorava, outras gritava; e perguntou:
“- Fernanda, o que o tio Cláudio tem? ”
“-Pedrinho… tio Cláudio bebeu muito e por isto está assim: às vezes fica feliz, às vezes, triste…!
O menino insistiu com espírito investigativo:
“- Mas ele está feliz por quê? ”
Fernanda respondeu com impaciência: “- Por nada, Pedro, por nada. Está feliz…! ”
E assim Pedrinho foi percorrendo o espaço no tempo da comemoração. E como não bastasse a sequência de sustos, de repente sua mãe chega com um presente lhe dizendo baixinho ao ouvido:
“- Quando for sua vez, Pedrinho, você entrega esse presente para a Fátima. ”
“-Quem é Fátima? ”
“- Fátima, sua tia! ”
“- Ela mora no Brasil? Eu nunca a vi! ”
“- Pedrinho, ela mora no Brasil, em nossa cidade. Mas somente a vemos no Natal! ’’
“- Que presente é esse que vou dar? ”
“- Ah! É uma roupa lindíssima! ”
“- E se a tia Fátima não gostar? “
Perguntou aflito!
“- Pedrinho, lógico que ela vai gostar! Foi ela quem escolheu o presente! ”
O menino abaixou os olhos triste e se assentou recurvando ao lado da majestosa árvore de Natal. Olhou desanimado para o que parecia ser uma multidão de pessoas ao seu redor. Foi quando viu ao pé da árvore uma pequena casinha de palha e palitos de picolé. E viu o menino Jesus na manjedoura ao lado das ovelhas. Sentiu-se alegre novamente! Pedrinho pegou o Menino Jesus e deslocou ao centro da sala. E ficou ali imóvel contemplando o Menino Jesus que trazia carinhosamente em sua mão. Então, algo incrível aconteceu! Todos pararam e foram pouco a pouco se aquietando ao observar a postura do menino. O silêncio se fez presente no ambiente. Nesse instante, ao perceber que Jesus era o centro das atenções, Pedrinho ergueu o menino Jesus para que fosse visto por todos, e perguntou em voz alta inaugurando o verdadeiro espírito de Natal:
“ Que horas a gente vai cantar os parabéns para o Menino Jesus? ”
Meus irmãos, a tão desejada evangelização se dá “ de fora para dentro”. Eis que surge a hora, talvez já com atraso, de começarmos a Celebração de Natal em nossa intimidade. Que façamos a “novena” real do sacrifício do outro. Somente assim, contagiaremos corações com um sentimento forte, independente do sofrimento geral das angústias e do materialismo ao seu derredor.
Desejamos, com sinceridade, que a humilde mensagem da Espiritualidade chegue a tempo de enxugar as suas lágrimas. O Cristo vem até você. Ele vem para os doentes do corpo e do espírito não para os sãos. Sigamos com Ele, porque se estivermos com Ele estaremos em Paz.

Um feliz, um maravilhoso Natal a todos.

Adaptado.
Do amigo e irmão, Pedro de Camargo.

Mensagem recebida na reunião de convívio espiritual do dia 18/11/2018 pelo médium Vinícius Trindade Moura (Texto revisado pelo médium)