Viver é a solução

Quantos de nós já pensou em desistir diante dos diversos descontentamentos que enfrentamos em nossa vida?
Somos Espíritos em evolução, e para ascendermos será necessário o enfretamento de várias provas e em determinados casos, a superação de expiações dolorosas. Como nos alertou Jesus, o seu reino ainda não é deste mundo, mas somente conseguiremos ter a “vida em abundância”, a partir do modo com que soubermos lidar com as diversas dificuldades enfrentadas nesta atual e nas próximas existências terrestres. Desistir de superar estes desafios evolutivos não é uma boa opção.
Ainda somos Espíritos frágeis, e é muito natural que estejamos vulneráveis ao erro, e que, principalmente em nossa personalidade atual, estejamos ainda com o sentimento da “COVARDIA MORAL”, que é a fraqueza de enfrentarmos as decepções, os infortúnios e o descontentamento em relação a nossa vida. Allan Kardec, no cap. V de O Evangelho Segundo o Espiritismo, quando trata o tema do suicídio, nos propõe o desenvolvimento da “CORAGEM MORAL” como um antídoto a essa prática, que irá nos fortalecer, desenvolvendo a calma, a paciência e a resignação para não desistirmos de viver.
Com a tentativa de se livrar de alguma dificuldade, ou situação de extrema aflição, alguns optam em dar cabo da sua atual existência, apoiados nas ideias materialistas altamente perniciosas, na incredulidade na vida futura, ou até mesmo em uma pequena dúvida em relação a imortalidade da alma.
O Espiritismo em seus postulados apresenta uma proposta positiva de valorização da vida, e de forma efetiva, traz relatos pessoais dos irmãos que cometeram o autoextermínio consciente, e que através da mediunidade, nos alertam: “O SUICÍDIO, NÃO É UMA SOLUÇÃO!”, pois essa ação não resolve nenhum problema. O nada não existe e a vida e seus desafios continuam, com esse gesto criamos novas dificuldades dolorosas para nós mesmos. Se o desejo do suicídio foi encontrar aqueles que nos eram caros aos corações, mais distantes deles nos encontraremos.
Portanto, quando as dificuldades nos afligirem, busquemos o tratamento médico especializado, as terapias psicológicas e psiquiátricas adequadas, busquemos o amparo e o acolhimento familiar, a religião. Recorrer a fé e a esperança na Providência Divina; orar, são muito importantes. Ninguém está sozinho. Estudemos e vivenciemos os princípios libertadores do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita, que concluiremos que viver bem, superando nossas dificuldades e limites, agindo em favor de nós mesmos e dos outros, nos melhorando a cada passo, é a solução, o caminho para a felicidade.
E sobre aqueles que partiram para o mundo dos Espíritos pela porta do suicídio, não julguemos, tenhamos o mais profundo respeito pelo ser humano. Oremos por cada um, rogando a Misericórdia Divina que a ninguém desampara, que possam ser acolhidos, aliviando os seus sofrimentos, bem como de seus familiares que aqui ficaram. Que possam ampliar a compreensão da vida, da imortalidade da alma, da moral cristã e acima de tudo ter a esperança da oportunidade da reparação e da reconstrução. E que recuperados dessa experiência, possam se unir as fileiras do amor pela valorização da vida.

Ladimir Freitas

Freepik: jcomp